A China tem pelo menos 200 caças J-20 furtivos e mais de 240 aeronaves de ataque multifunção J-16 em serviço, com base na análise dos números de fabricação pintados nos jatos por um especialista em aviação militar chinês.

Andreas Rupprecht, autor de vários livros sobre a indústria de aviação militar da China e a Força Aérea do Exército de Libertação Popular, disse ao Defense News que, com base nos números de fabricação vistos nos jatos no Zhuhai Airshow, houve quatro lotes de produção do J-20 e 11 lotes de J-16s.

Ele observou que dois dos caças Chengdu J-20 no show tinham “CB0369″ e “CB0370″ pintados em letras pequenas atrás do canopy dos jatos. Com base em exemplos anteriores vistos em público ou em fotos e vídeos divulgados pela China, “CB03″ indicaria que os jatos eram do quarto lote de produção, sendo “CB00″ o primeiro.

Os dois últimos dígitos do número de fabricação indicam o número de execução desse lote específico, com os jatos no show aéreo sendo a 69ª e a 70ª aeronave no quarto lote de produção de J-20s.

Ele acrescentou que, com base em sua pesquisa anterior, sua “estimativa conservadora” é que os três lotes de produção anteriores de J-20 tinham pelo menos 18, 46 e 56 células, respectivamente. E adicionar 70 aeronaves ao quarto lote e aproximadamente 18 plataformas de produção de baixa cadência traria a produção total de J-20 para 208 aeronaves.

A presença do J-20 em exibição estática no show aéreo permitiu que os fotógrafos obtivessem imagens de melhor resolução da aeronave do que anteriormente. Os jatos da feira, que acontece de 8 a 13 de novembro, eram movidos por motores WS-10C nativos e apresentam bordas dente de serra de baixa observação ​​em seus bocais de pós-combustão.

Justin Bronk, pesquisador sênior de poder aéreo e tecnologia do instituto de pesquisa Royal United Services Institute, com sede no Reino Unido, disse que “as fotos de detalhes da superfície mostram quanto progresso a indústria aeronáutica chinesa fez na tolerância de fabricação e controle de qualidade”.

Bronk disse ao Defense News que, com base nas fotos da aeronave de produção inicial de baixa cadência J-20, que participou da exibição em voo no Zhuhai Airshow de 2018, “a China continua progredindo no fechamento da lacuna com os projetos de baixa observação dos EUA”.

Enquanto isso, o J-16 em exibição estática este ano carregava o número de fabricação “1105″ na parte externa de suas entradas de ar. Segundo Rupprecht, isso indica que a aeronave era a quinta do 11º lote de produção.

J-16D de Ataque Eletrônico

Ele acrescentou que a Shenyang Aircraft Corp., que fabrica o J-16, usa um número de fabricação mais simples e um sistema de lote de produção, com cada lote numerando 24 aeronaves. Isso significa que a aeronave no show – que pertence à 172ª Brigada Aérea da Força Aérea do Exército de Libertação Popular – é o 245º J-16 de produção.

O J-16 começou a entrar no serviço na PLAAF em 2015. Ele é baseado no interceptador chinês J-11B e na série russa Sukhoi Su-30MK, ambos os quais podem rastrear sua linhagem de volta ao interceptador Sukhoi Su-27 Flanker.

A China desenvolveu uma versão de ataque eletrônico do J-16 conhecido como J-16D. O tipo estreou no último Zhuhai Airshow em 2021 e apareceu novamente no show deste ano.

FONTE: Defense News

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