Polônia integrará mísseis de cruzeiro nos Su-24 ucranianos
A Polônia integrará mísseis SCALP da OTAN nos bombardeiros Su-24 ucranianos. Os militares poloneses aguardam a chegada do primeiro bombardeiro Su-24M da 7ª brigada de aviação tática das Forças Armadas da Ucrânia. Especialistas planejam garantir a integração da aeronave ucraniana com mísseis padrão da OTAN.
O aliado mais próximo da Ucrânia tem duas grandes fábricas de reparo de aeronaves que trabalham com armas ocidentais. São as fábricas militares de aviação WZL em Varsóvia e Bydgoszcz, bem como a Fábrica de Aviação Estatal PZL em Mielec, junto à qual está localizado o aeródromo militar de Rzeszów.
As fábricas polonesas já têm experiência em equipar o MiG-29 com mísseis anti-radar HARM AGM-88 (foto abaixo). Agora, os engenheiros militares enfrentam a tarefa de equipar o Su-24M com mísseis de cruzeiro guiados Storm Shadow/SCALP. Esses mísseis têm um sistema de guiagem por infravermelho e um alcance de até 300 km. Eles estão em serviço em vários países da OTAN e já foram efetivamente usados no Oriente Médio.
O alto preço do SCALP, no valor de US$ 1,4 milhão, não permitirá à Ucrânia equipar massivamente seus bombardeiros Su-24. No entanto, mesmo alguns mísseis, lançados de aeronaves ucranianas, podem atingir instalações russas na retaguarda. Segundo especialistas poloneses, a instalação de mísseis modernos de alta precisão nos bombardeiros das Forças Armadas da Ucrânia é apenas uma questão de tempo. Isso permitirá que a Ucrânia atinja alvos localizados a uma distância de 300 km da linha de frente.
O míssil Scalp é um míssil furtivo capaz de escapar da detecção do radar, pois voa a uma altitude muito baixa.
FONTE: Military Monitoring