Imagens de satélite confirmam destruição de helicópteros russos em Pskov
A conta do twitter “GeoConfirmed” publicou imagens de satélite da base aérea Veretye no Oblast de Pskov. Elas mostram pelo menos três helicópteros russos Ka-52 destruídos como resultado de uma suposta ação de sabotagem por parte dos ucranianos (ainda não admitida pelo governo do país).
As imagens são datadas do dia 31 de outubro, 11h44 GMT+2, ou seja, foram tiradas cerca de um dia após a sabotagem. Eles mostram claramente pelo menos três helicópteros destruídos pelas explosões e mais dois que podem ter sido danificados por ela.
A informação de que helicópteros explodiram em uma base aérea no Pskov Oblast foi relatada por canais russos do telegram em 30 de outubro pela primeira vez. Imediatamente houve uma versão de que isso era uma sabotagem. O pessoal da unidade militar foi alertado, mas nenhum sabotador foi capturado.
Vigilância de aeródromos russos
Como a Rússia continua a usar regularmente suas aeronaves para atacar alvos no território da Ucrânia, seus aeródromos são regularmente inspecionados por satélites em órbita. Recentemente, desta forma, os analistas notaram o movimento de bombardeiros estratégicos sobre o Círculo Polar Ártico. Ao mesmo tempo, ficou claro que a Rússia reativaria seus antigos caças MiG-29.
Helicópteros também já estiveram nessas fotos antes. Em particular, a Maxar Technologies publicou imagens de seus destroços no aeródromo de Chornobaivka . Os atuais, que retratam o Veretye, também mostram fragmentos de equipamentos separados das fuselagens, e alguns helicópteros não possuem pás no rotor.
As fotos apareceram quase simultaneamente com a publicação de um vídeo em que um provável sabotador filma como ele coloca explosivos em helicópteros. E se a veracidade deste vídeo ainda pode ser posta em dúvida, as imagens de satélite não deixam dúvidas.