EUA aceleram planos para armazenar armas nucleares atualizadas na Europa
Os EUA aceleram planos para armazenar armas nucleares atualizadas na Europa. O país está correndo para implantar suas bombas termonucleares B61-12 atualizadas na Europa, que serão entregues às bases europeias da OTAN em dezembro.
A medida, que envolve a substituição de armas mais antigas pela versão mais recente em várias instalações de armazenamento na Europa para uso potencial por bombardeiros e caças americanos e aliados, ocorre em meio a tensões crescentes sobre as ameaças da Rússia de usar uma arma nuclear na Ucrânia e preocupações crescentes de que o Ocidente precisa fazer mais para impedir Moscou de cruzar essa linha.
O Pentágono assegura que a modernização das armas nucleares americanas na Europa foi planejada há muito tempo e “não tem nada a ver com os atuais acontecimentos na Ucrânia”.
A data de chegada foi uma surpresa para alguns observadores de longa data, que temem que isso possa alimentar ainda mais uma situação já perigosa na Europa. O anúncio na reunião em Bruxelas ocorreu dias antes de a Otan iniciar seu exercício nuclear anual, conhecido como Steadfast Noon.
O exercício de duas semanas termina no domingo e inclui cerca de 70 aeronaves. E na quarta-feira, a Rússia realizou um exercício nuclear que seu chefe de defesa descreveu como simulando um “ataque nuclear maciço” em retaliação a um ataque nuclear à Rússia, segundo o Kremlin.
FONTE: Politico.com