Marinha dos EUA aterra 193 jatos de treinamento T-45C por falha no motor
A frota de jatos de treinamento com capacidade de operar em porta-aviões da Marinha dos está parada há quase uma semana devido a uma falha no motor descoberta no início deste mês, disseram oficiais da Marinha ao USNI News em 20/10.
Os 193 treinadores T-45C Goshawk do serviço usados para treinar pilotos da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais estão agora em uma “pausa de segurança” após uma falha na palheta do motor descoberta durante uma verificação pré-voo em 11 de outubro na Estação Aérea Naval Kingsville, Texas, informou Elizabeth Fahrner, uma porta-voz do Programa Executivo de Programas de Aeronaves Táticas (PEO(T)), ao USNI News.
Uma análise de engenharia subsequente do motor Rolls-Royce Turbomeca F405-RR401 levou ao aterramento da frota T-45C pelo contra-almirante Richard Brophy, chefe do treinamento aéreo naval.
“O Escritório do Programa de Sistemas de Treinamento de Voo de Graduação Naval, a Divisão de Aeronaves do Naval Air Warfare Center, o Chefe do Treinamento Aéreo Naval e a Equipe de Apoio à Frota têm trabalhado ininterruptamente com o parceiro da indústria Rolls Royce para identificar a causa raiz da recente falha na palheta do motor do T-45. A análise de engenharia está em andamento e continuará até que possamos retornar com segurança a frota T-45 a um status de voo para apoiar o treinamento do CNATRA”, disse o contra-almirante da PEO T John Lemmon, em um comunicado de 18 de outubro.
Uma mensagem deixada com um porta-voz da Rolls-Royce pelo USNI News não foi repondidade imediatamente.
Os Goshawks, capazes de aterrissar e decolar usando catapultas em um porta-aviões, são a principal aeronave de treinamento para pilotos de caça da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA.
Os pilotos em treinamento estão contornando o aterramento do T-45C, participando de mais instruções em sala de aula e treinamento em simulador, disse um porta-voz da Marinha ao USNI News.
Em todas as plataformas, o CNTRA tem a meta anual de formar cerca de 1.100 pilotos por ano para a Marinha dos EUA.
FONTE: USNI News