Novas imagens da Boeing mostram como o B-52H ficará após uma série de modificações que a Força Aérea dos EUA disse serem significativas o suficiente para justificar a redesignação da aeronave como B-52J ou K. A imagem do avião foi renderizada a partir de uma prototipagem digital modelo e é provável que se assemelhe à versão final.

Destacam-se na imagem os fans de maior diâmetro dos novos motores F130 a serem produzidos pela Rolls-Royce North America. Também digno de nota é como as naceles dos motores, cada uma contendo dois motores, são colocadas mais altas e mais à frente do que as naceles dos motores Pratt & Whitney TF-33 com os quais o B-52 voa desde 1962, visando fornecer mais distância ao solo. A necessidade de validar como os novos motores/naceles se comportarão em relação ao sistema de asa e flaps é uma parte importante do programa de testes de voo previsto para começar nos próximos dois anos.

O nariz da aeronave também será simplificado, perdendo as bolhas que atualmente abrigam o sistema de visualização infravermelho/eletro-ótico para facilitar o novo radar, uma variante do AN/APG-79 usado no Boeing F/A-18EF Super Hornet. O sistema FLIR/EO foi usado para evitar terreno e avaliação de batalha, mas algumas dessas funções migrarão para o radar ou já mudaram para um pod de mira Litening ou Sniper, que o B-52 pode carregar em um pilone de asa.

Além dos motores e radar, o B-52 está recebendo um cockpit atualizado, um sistema de controle de motor analógico-digital “híbrido”, aprimoramentos de comunicação e navegação e a exclusão de uma estação de tripulante.

Também se destacam nas imagens duas grandes corcovas no topo da fuselagem, próximas às raízes das asas. Um porta-voz da Boeing disse que as corcovas “não são novas e não fazem parte do nosso programa”, mas parecem maiores do que quaisquer carenagens ou bolhas agora naquela área, que abrigam GPS e outros equipamentos de comunicação/navegação. Pressionado, o porta-voz da Boeing disse: “Não tenho nada a dizer sobre isso”, uma frase que às vezes indica uma questão confidencial. A localização e o tamanho das corcovas podem sugerir uma antena GPS maior e anti-jam.

O novo radar é um tipo de matriz de varredura eletrônica ativa, usado pelos caças. Ele ocupará muito menos espaço do que o antigo sistema escaneado mecanicamente, então a mudança criará espaço de crescimento para funções de guerra eletrônica, disse Ruscetta. Pelo menos parte da frota de B-52 estará operacional com novos radares e novos motores até o final da década.

Cockpit do B-52H Stratofortress
O novo cockpit do B-52 Stratofortress
B-52H Stratofortress
O B-52 Stratofortress com os novos motores

FONTE: Air & Space Forces Magazine

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