Os paulistanos ficaram 2 anos sem ouvir um dos mais tradicionais ruídos dos eventos de Domingo Aéreo no Campo de Marte: o som de trovão das passagens baixas de caças F-5 na Zona Norte de São Paulo. Interrompido desde 2020 pela pandemia de Covid-19, o show aéreo voltou a ser realizado neste domingo, dia 16 de outubro de 2022, com direito a duas sessões de rasantes de um jato F-5EM da Força Aérea Brasileira – FAB. E, falando em trovejar, a meteorologia ajudou nesta volta do evento, que devido a tantas edições realizadas sob chuva, por vezes é jocosamente chamado de Trovões Abertos, ao invés de Portões Abertos. Foi um domingo de forte sol pela manhã, com mais nebulosidade à tarde, mas sem chuva para atrapalhar as exibições aéreas.

Além de ensolarado, o dia teve bastante calor e muita, muita, muita gente nas dependências do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), no Campo de Marte, Zona Norte da cidade. Tanta gente que a proposta inicial, de permitir a entrada apenas com ingresso gratuito baixado em site, teve que ser abandonada logo na primeira meia hora de abertura do portão. A fila andava devagar demais e, com a impaciência se avolumando, “abriu-se a porteira” completamente e uma multidão adentrou o Parque, sem necessidade de conferir ingresso por ingresso.

Fila para entrada no PAMA-SP em 16-10-22, às 9h30, momentos antes de liberarem a entrada sem necessidade de conferir ingresso. A posição era mais ou menos o meio da fila naquele instante, cujo final distava cerca de 400 metros (com as pessoas dando a volta pela praça Heróis da FEB para o outro sentido da avenida Santos Dumont), praticamente a mesma distância que separava o fotógrafo do portão destinado ao público. O Mirage “espetado” na entrada voltada à avenida Braz Leme (lado direito da foto), reservada para autoridades e pessoal envolvido no evento, foi repintado na última semana para não fazer feio no Domingo Aéreo, pois andava precisando de um carinho.

Por volta das 10h, esse público que chegou mais cedo e se acotovelou no pátio do PAMA-SP conferiu a chegada da Esquadrilha da Fumaça (que se apresentou efetivamente às 15h, conforme o cronograma seguido com boa pontualidade). Meia hora depois, as pessoas foram surpreendidas com o primeiro “trovejar” dos motores J85, indicando que o caça propelido por eles tinha acabado de passar sobre a pista, precedendo em alguns instantes o seu próprio som.

Não houve economia de querosene de aviação na participação do principal jato de combate da FAB. Foram vários rasantes nos dois sentidos da pista do Campo de Marte, incluindo passagens mais lentas com o trem de pouso abaixado, até a partida do caça, balançando as asas. Mas essa despedida era “fake news”, ou melhor, uma pegadinha: alguns minutos depois a aeronave voltou de surpresa para mais uma sequência de rasantes, para aí sim fazer um intervalo maior e retornar apenas à tarde (por volta das 13h30) para mais uma série de passagens baixas sobre o PAMA-SP.

Os editores do Poder Aéreo e Poder Naval, Guilherme Poggio e Fernando “Nunão” De Martini, que estiveram no evento pela manhã (com direito a experimentarem as mesmas agruras da fila dos demais presentes) gravaram alguns momentos da exibição do F-5EM, selecionando três trechos para o vídeo acima. As primeiras duas cenas são entre 10h30 e 10h45 no PAMA-SP. Como tanto um editor quanto outro tinham compromissos à tarde, não puderam conferir a exibição das 13h30 no Campo de Marte, mas, no meu caso específico, uma oportunidade diferente foi aproveitada: presenciar as passagens vespertinas do F-5EM na tranquilidade do estacionamento de um centro comercial (Lar Center), também na Zona Norte de São Paulo, praticamente na mesma proa da pista do Campo de Marte.

A última cena do vídeo, já com o céu cinzento, é de uma das manobras realizadas à tarde. Uma experiência bem diferente e interessante, comparada à mais comum, de ver o caça em meio à multidão: ali, numa parte praticamente vazia do estacionamento do centro comercial, parecia que o F-5EM se exibia apenas para mim. Deu até para brincar de “esconder” o avião atrás de um poste de luz, com a tranquilidade de apontar a câmera no momento certo, sem cotovelos e celulares em volta disputando o espaço aéreo.

Nas próximas matérias sobre o Domingo Aéreo 2022 no PAMA-SP, mostraremos mais imagens de caças F-5EM/FM da FAB, porém no solo e na oficina de manutenção do parque.

wpDiscuz