The F-15EX, the Air Force’s newest fighter aircraft, arrives to Eglin Air Force Base, Florida March 11. The aircraft will be the first Air Force aircraft to be tested and fielded from beginning to end through combined developmental and operational tests. The 40th Flight Test Squadron and the 85th Test and Evaluation Squadron personnel are responsible for testing the aircraft. (U.S. Air Force photo/1st Lt. Karissa Rodriguez)

Relatório do Serviço de Pesquisa do Congresso de 11 de outubro de 2022: Programa de Caça F-15EX Eagle II da USAF

Do relatório
Em 11 de março de 2021, a Força Aérea dos EUA recebeu seu primeiro caça F-15EX Eagle II. O programa original Eagle II pretendia entregar 144 aeronaves para substituir os antigos F-15Cs, a maioria dos quais está na Guarda Aérea Nacional; no entanto, a solicitação de orçamento do presidente do ano fiscal de 2023 ajusta a intenção de adquirir 80 aeronaves.

A proposta de orçamento para o ano fiscal de 2023 da Administração Biden incluiu um pedido de US$ 2,6 bilhões para comprar 24 aeronaves F-15EX, a penúltima aquisição para uma compra inicial planejada de 80.

A proposta subsequente de orçamento de defesa para o ano fiscal de 2022 solicitou cerca de US$ 1,32 bilhão em financiamento de compras para 12 Eagle IIs e US$ 133,5 milhões em compras antecipadas para futuras aeronaves. O orçamento proposto também solicitou cerca de US$ 118,1 milhões para pesquisa e desenvolvimento do F-15EX.

F-15EX Eagle II se preparando para lançar um AIM-120D no Weapons System Evaluation Program perto da Tyndall Air Force Base, em 25 de janeiro de 2022
Cockpit do F-15EX

Ato de autorização de defesa do ano fiscal de 2022: o projeto de autorização de defesa do ano fiscal de 2022 financiou a aquisição do F-15EX em US$ 1,76 bilhão, um aumento de US$ 576 milhões em relação ao nível solicitado, para “aeronaves adicionais, peças de reposição, equipamentos de suporte”.

Projeto de lei de dotações de defesa para o ano fiscal de 2022: O projeto de lei orçamentário final financiou a aquisição do F-15EX em US$ 1,16 bilhão para 12 aeronaves, US$ 82,4 milhões abaixo do pedido da Administração Biden, citando “transferência do ano anterior”.

A Força Aérea enfatizou que o F-35 e o F-15EX não são rivais, mas complementares. De acordo com a Força Aérea, o F-35 traz furtividade e fusão de sensores superiores; o F-15 pode transportar mais carga útil. (Oficiais da USAF descrevem isso como a diferença entre “capacidade” e “potência”.)

Para ler o relatório em inglês, clique aqui.

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