Relatório ao Congresso dos EUA sobre o Programa de Caça F-15EX Eagle II
Relatório do Serviço de Pesquisa do Congresso de 11 de outubro de 2022: Programa de Caça F-15EX Eagle II da USAF
Do relatório
Em 11 de março de 2021, a Força Aérea dos EUA recebeu seu primeiro caça F-15EX Eagle II. O programa original Eagle II pretendia entregar 144 aeronaves para substituir os antigos F-15Cs, a maioria dos quais está na Guarda Aérea Nacional; no entanto, a solicitação de orçamento do presidente do ano fiscal de 2023 ajusta a intenção de adquirir 80 aeronaves.
A proposta de orçamento para o ano fiscal de 2023 da Administração Biden incluiu um pedido de US$ 2,6 bilhões para comprar 24 aeronaves F-15EX, a penúltima aquisição para uma compra inicial planejada de 80.
A proposta subsequente de orçamento de defesa para o ano fiscal de 2022 solicitou cerca de US$ 1,32 bilhão em financiamento de compras para 12 Eagle IIs e US$ 133,5 milhões em compras antecipadas para futuras aeronaves. O orçamento proposto também solicitou cerca de US$ 118,1 milhões para pesquisa e desenvolvimento do F-15EX.
Ato de autorização de defesa do ano fiscal de 2022: o projeto de autorização de defesa do ano fiscal de 2022 financiou a aquisição do F-15EX em US$ 1,76 bilhão, um aumento de US$ 576 milhões em relação ao nível solicitado, para “aeronaves adicionais, peças de reposição, equipamentos de suporte”.
Projeto de lei de dotações de defesa para o ano fiscal de 2022: O projeto de lei orçamentário final financiou a aquisição do F-15EX em US$ 1,16 bilhão para 12 aeronaves, US$ 82,4 milhões abaixo do pedido da Administração Biden, citando “transferência do ano anterior”.
A Força Aérea enfatizou que o F-35 e o F-15EX não são rivais, mas complementares. De acordo com a Força Aérea, o F-35 traz furtividade e fusão de sensores superiores; o F-15 pode transportar mais carga útil. (Oficiais da USAF descrevem isso como a diferença entre “capacidade” e “potência”.)
Para ler o relatório em inglês, clique aqui.