Coreia do Norte faz exercício com caças ao longo da fronteira sul-coreana
A Coreia do Norte realizou treinamento de tiro real com caças ao longo da fronteira sul-coreana, segundo as autoridades em Seul. A Coreia do Sul respondeu enviando 30 caças para a área de fronteira própria.
A Coreia do Norte mobilizou oito caças e quatro bombardeiros no exercício. É “altamente incomum” para a Coreia do Norte realizar um exercício de caças como esse perto da fronteira, escreve a agência de notícias AP.
Não houve confronto entre os aviões dos dois países, diz o exército sul-coreano. Não foi relatado o quão perto da fronteira o exercício norte-coreano foi realizado.
A Coreia do Norte realizou vários testes de mísseis balísticos nas últimas semanas. Pelo menos seis mísseis foram disparados na direção do Japão em um período de duas semanas. Ontem, dois mísseis de curto alcance teriam sido lançados e pousados no Mar do Japão.
No início desta semana, Pyongyang disparou um míssil de longo alcance sobre o território japonês. O projétil atingiu uma altitude de 1.000 quilômetros e acabou no Oceano Pacífico, a 3.000 quilômetros da costa.
Condenação pelo Japão e EUA
Os testes norte-coreanos são considerados uma resposta aos exercícios militares conjuntos da Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos.
Os exercícios da Coreia do Norte foram fortemente condenados pelo Japão e pelos EUA. “Isso absolutamente não deve ser tolerado”, disse o primeiro-ministro japonês Kishida. Os Estados Unidos alertaram que Pyongyang ficará ainda mais isolado se continuar com os testes.
A Coreia do Norte, por sua vez, condena a presença dos americanos, que têm um porta-aviões em águas sul-coreanas.
SAIBA MAIS:
EUA, Japão e República da Coreia realizam exercício trilateral de defesa contra mísseis balísticos