Maioria dos C-130H da USAF está ‘groundeada’ por problemas nas hélices
A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) “groundeou” (proibiu o voo) a maioria de seus aviões C-130H Hercules (e suas variantes) mais antigos devido a um problema nas hélices dos motores.
O Comando de Mobilidade Aérea (AMC) confirmou a informação na sexta-feira (30/9) informando que uma parcela considerável da frota C-130H, que era de 128 aeronaves no início do ano fiscal de 2022, não pode voar. Também não ficou claro quanto tempo levará para substituir todos os conjuntos de hélices defeituosos.
A AMC disse que 116 C-130H foram aterrados na terça-feira devido a preocupações de que seus conjuntos de hélices defeituosas e que as inspeções nos próximos dias mostrarão quantos deles foram afetados.
A AMC disse também que a proibição de voo foi “generalizada” e afetam principalmente a Reserva da Força Aérea e a Guarda Aérea Nacional.
A página não oficial do Facebook da Força Aérea postou uma captura de tela de uma ordem técnica de conformidade de tempo nas aterragens na quarta-feira. Na sexta-feira, a página postou uma captura de tela de um slide que dizia que os equipamentos defeituosos nas hélices foram instalados não só numa centena de C-130H, mas também em todos os oito MC-130H Combat Talon, sete EC-130H Compass Calls e um TC-130H.
Em um comunicado ao Defense News, o Comando de Mobilidade Aérea disse que uma equipe de manutenção do Warner Robins Air Logistics Complex, na Geórgia, encontrou um vazamento persistente vindo de uma hélice de C-130H durante o teste de funcionamento do motor do avião após ter sido submetido à manutenção nível Parque.
Esse conjunto de hélice foi removido e enviado para a oficina de hélices do complexo, disse a AMC, onde um técnico encontrou uma rachadura no conjunto.
Outras inspeções descobriram que mais dois conjuntos de hélices tinham o mesmo problema, acrescentou o Comando de Mobilidade Aérea.
A AMC ordenou inspeções visuais imediatas em todos os C-130H com a hélice modelo 54H60 mais antiga e, em seguida, realizou revisões metalúrgicas e análises de estresse, disse o comando. Após essas revisões, o Comando de Mobilidade Aérea emitiu outra ordem para substituir imediatamente as hélices problemáticas.
O comando disse que os C-130J e C-130H mais novos que já tiveram seus conjuntos de hélices atualizados com o sistema NP2000 de oito pás não são afetados pelo pedido.
Esta é a segunda vez em mais de três anos que um número significativo de C-130H foi aterrado devido a problemas na hélice. Em fevereiro de 2019, a Força Aérea aterrou 60 C-130H – na época, quase um terço da frota – por várias semanas devido a preocupações de que suas pás de hélice anteriores a 1971 pudessem quebrar. Esses C-130 tiveram suas pás de hélice substituídas nas semanas seguintes.
FONTE: Defence News