Força Aérea Brasileira inaugura nova estação radar de vigilância aérea em Rondônia

63

Estação será usada pelo Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) para auxiliar na proteção de fronteiras do Brasil

A Força Aérea Brasileira (FAB) inagura no dia 29 de setembro a nova estação radar localizada no 1º Pelotão Especial de Fronteira do Exército Brasileiro, o Real Forte Príncipe da Beira, que fica no município de Costa Marques (RO). A estação será entregue pela empresa de Defesa brasileira Omnisys, subsidiária do Grupo Thales, para ser usada pelo Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) no auxílio à proteção das fronteiras do Brasil com o Paraguai e a Bolívia.

A estação de Forte Príncipe da Beira é formada por radares primário e secundário (LP23SST-NG e RSM970S). Adotando recursos e equipamentos de alta tecnologia, a estação potencializa a identificação de aeronaves voando em baixas altitudes em região de fronteira, trazendo benefícios operacionais tanto para o controle civil quanto para a defesa aérea. Além de auxiliar no controle do espaço aéreo, a nova estação vai ampliar a vigilância e o combate ao tráfego aéreo ilícito.

A associação dos radares LP23SST-NG e RSM970S oferece a melhor solução para garantir a eficácia do controle e vigilância do tráfego aéreo. O LP23SST-NG é uma nova geração de radares primários de longo alcance, capaz de detectar aeronaves cooperativas e não cooperativas. Já o RSM970S é uma geração de radar secundário de alto desempenho, que utiliza técnicas inovadoras desenvolvidas para fornecer a melhor resposta aos requisitos operacionais, garantindo total integridade e disponibilidade dos dados de vigilância e comunicação. A estação conta também com as tecnologias de altimetria que capacitam os radares para operação 3D, além de contramedidas eletrônicas.

Os radares foram fabricados no Brasil pela Omnisys, em suas instalações em São Bernardo do Campo (SP). A subsidiária do Grupo Thales também exporta suas soluções, que já estão presentes em diversos países da Europa, América Latina e Ásia. Com essa nova estação, o Grupo Thales celebra a marca de mil radares de vigilância de tráfego aéreo entregues pelo mundo, com estações em mais de 100 países, pelos cinco continentes.

Para o CEO da Omnisys, Luiz Henrique, a entrega do milésimo radar do Grupo Thales acontecer justamente no Brasil é um marco da excelente relação que a empresa construiu ao longo de sua trajetória com a Defesa do país. “É uma honra atingir esse marco com uma estação em Rondônia, solidificando a parceria da Omnisys e da Thales com um dos pilares da soberania brasileira: a defesa e segurança de suas fronteiras”, detalha Henriques.

Sobre a Omnisys

A Omnisys é uma empresa brasileira de alta tecnologia com ampla experiência nos mercados civil, espacial, defesa e segurança. A empresa está sediada em São Bernardo do Campo (SP) e conta com mais de 200 funcionários e forte presença nos segmentos de controle de tráfego aéreo, defesa aérea, mísseis eletrônicos, guerra eletrônica, sonar, cargas de satélite, entretenimento a bordo e serviços. Em 2006, a Omnisys tornou-se subsidiária do Grupo Thales e é referência no grupo com seu Centro de Excelência em Radares de Gerenciamento de Tráfego Aéreo, produzindo para o mercado nacional e internacional. Desde 2015, a Omnisys também recebeu investimentos para a implantação de uma linha de produção de radares secundários e a inauguração do Centro Sonar. Junto com o Espaço Thales Alenia, a Omnisys também inaugurou seu Centro Tecnológico Espacial em São José dos Campos (SP). A Omnisys é a fornecedora líder do programa espacial CBERS.

Sobre a Thales

A Thales (Euronext Paris: HO) é líder global em alta tecnologia que investe em inovações digitais e tecnologias essenciais — conectividade, big data, inteligência artificial, cibersegurança e tecnologia quântica — para construir um futuro em que todos podemos confiar, e que é vital para o desenvolvimento de nossa sociedade. A empresa oferece soluções, serviços e produtos que ajudam seus clientes — empresas, organizações e nações — a superar suas missões críticas nos mercados de defesa, aeronáutica, aeroespacial, transporte e identidade digital e segurança, tendo sempre pessoas à frente do processo de tomada de decisões.
A Thales tem 81.000 colaboradores em 68 países. Em 2021, o Grupo faturou € 16,2 bilhões.

DIVULGAÇÃO: FSB Comunicação

wpDiscuz