O navio multipropósito Minervagracht trazendo mais dois caças Saab F-39E Gripen para a Força Aérea Brasileira já chegou ao Porto de Navegantes, em Santa Catarina.

As imagens feitas por Luiz Fernando Nardes – @shipspotting_Itajaí no Instagram, mostram o navio logo após a atracação, ainda com os tampões dos porões que abrigam os aviões fechados.

O navio multipropósito Minervagracht é do mesmo armador holandês que transportou os dois primeiros caças Gripen E em abril deste ano.

Como aconteceu com os primeiros Gripen que chegaram de navio, após o desembarque os caças seguirão por rodovia até o Aeroporto Internacional de Navegantes. Lá eles serão preparados para o voo de traslado para o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (Gripen Flight and Test Centre – GFTC), na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).

Os caças F-39E Gripen deverão iniciar as primeiras operações na Base Aérea de Anápolis em novembro/dezembro de 2022.

Com a entrega de mais dois aviões, serão 5 caças Gripen em território brasileiro, com o primeiro deles sendo usado na Embraer para ensaios em voo.

O cronograma mais recente prevê a entrega de 36 caças até 2027, sendo 28 do modelo monoposto Gripen E e 8 do Gripen F biposto. A FAB solicitou a inclusão de mais 4 caças no primeiro lote e negocia com a Saab um segundo lote de 26 aviões, totalizando 66 aeronaves.

wpDiscuz