Por Alexandre Galante*

Durante o Armed Forces Airshow Day 2022, na Ala F 16 em Uppsala, na Suécia, os jornalistas da Saab Press Trip 2022 puderam conhecer o simulador do caça Gripen E e os consoles da aeronave multimissão GlobalEye.

Este editor pode experimentar pela primeira vez o simulador do Gripen E, embora já tivesse voado o simulador do Gripen C nas feiras LAAD e na primeira visita à Suécia em 2010.

A cabine é “justa”, mas confortável, com ótima ergonomia – padrão HOTAS (Hands On Throttle-and-Stick). O manche na posição central (diferente do F-16 que fica na lateral) é mais parecido com um joystick na dinâmica de operação, bastante responsivo.

A tela panorâmica WAD (Wide Area Display) de alta resolução (19 x 8 polegadas) do Gripen E é o grande diferencial em relação ao cockpit do Gripen C/D.

O WAD fornece uma apresentação mais completa de informações em toda a sua extensão, usando a fusão de dados que ajuda o piloto a realizar melhor sua missão.

A consciência situacional é um fator chave para conquistar o espaço de batalha moderno. Graças à sua avançada colaboração homem-máquina, o Gripen E compartilha e exibe as informações táticas mais relevantes para o piloto no momento certo.

O instrutor responsável pelo simulador, quando soube que eu era brasileiro, carregou imediatamente o cenário do Rio de Janeiro. Foi um prazer adicional poder voar sobre a cidade em que morei durante muitos anos.

Sobrevoei as principais praias do Rio e fiz uma aproximação no Aeroporto Santos Dumont, mas não pude pousar porque neste cenário ainda não estava completo.

Para o pouso, o instrutor carregou um outro cenário, com o avião já na rampa de descida. O Gripen tem “autothrottle”, que controla a potência do motor automaticamente. Assim, o piloto só precisa se preocupar em apontar o nariz do avião para a marca projetada no HUD. Foi um pouso suave e tranquilo!

Se deixassem, ficaria o dia inteiro voando e experimentando outros modos de operação como combate ar-ar, combate ar-solo, etc, mas outras pessoas também estavam na fila aguardando.

Agora é esperar por uma próxima oportunidade para voar o simulador do Gripen e, no futuro, pegar uma carona no Gripen F biposto de verdade. Quem sabe?

FOTOS: Richard Smith – Saab


*O editor viajou à Suécia a convite da Saab.

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