Artemis I: entre a volta à Lua e a volta ao galpão da NASA
Em mais uma matéria da série ‘Vale a pena abduzir de novo’, oferecida pela banda Abduzidos do iê iê iê, saiba mais sobre o novo adiamento da missão não tripulada Artemis I para a Lua e dos problemas que isso pode acarretar. Não é incomum que lançamentos sejam adiados. Aliás, isso foi o caso do mais recente videoclipe do grupo, ‘Em órbita’, que finalmente está no ar depois de quatro anos de sua gravação! Mais detalhes a seguir.
A NASA (agência espacial dos Estados Unidos) divulgou que o lançamento da missão Artemis 1 para a Lua foi adiado novamente. A partida do foguete estava prevista para a última segunda-feira (dia 29/8), passou para este sábado, e agora a provável nova data será segunda-feira que vem, 5/9.
Segundo a agência, o diretor de lançamento Charlie Blackwell-Thompson abortou a missão aproximadamente às 11h17 (hora local no Centro Espacial Kennedy, na Florida – EUA) após as equipes responsáveis encontrarem um vazamento de combustível, hidrogênio líquido, no estágio principal do foguete SLS (Space Launch System – sistema de lançamento espacial). Apesar dos esforços em corrigir o vazamento, que já havia ocorrido na segunda-feira passada e hoje se mostrou ainda maior, não foi possível resolver a questão que impedia o lançamento do foguete, levando a cápsula Orion (sem tripulantes nesta primeira missão) para a órbita da Lua. A NASA marcou para as 16h (hora local) uma coletiva de imprensa para dar mais detalhes, mas a transmissão tinha sido adiada por meia hora quando da publicação desta matéria.
Segundo o administrador da NASA, Bill Nelson, a nova data prevista para o lançamento é segunda-feira (5/9), caso o problema seja corrigido, sendo essa uma das janelas possíveis para a missão. Porém, segundo reportagem da Folha de São Paulo, comenta-se a necessidade de levar o foguete de volta ao enorme galpão de montagem da NASA, onde se faz as montagens dos veículos espaciais. Bill Nelson comentou que, nesse caso, uma nova tentativa de lançamento seria feita apenas em meados de outubro.
A missão Artemis I é um voo de teste, cujo objetivo é levar a cápsula Orion numa órbita lunar de até 64 mil quilômetros, num voo com duração de várias semanas, realizando os diversos testes necessários para que, em 2025, ocorra uma missão tripulada à Lua.
Em compensação, os Abduzidos do iê iê iê finalmente lançaram com sucesso seu novo videoclipe: Em Órbita – clique para assistir!
Esta série é um oferecimento da banda Abduzidos do iê iê iê, que alega ter sido abduzida por extraterrestres na década de 60 e voltado agora à Terra, depois de passar mais de 50 anos vivendo loucas experiências com os ETs. O retorno ao planeta aconteceu por volta de 2018, e desde então eles lançaram um álbum de 12 músicas, chamado Em Órbita, e que abre com o rock do mesmo nome. Ao longo desse tempo lançaram videoclipes para praticamente todas as canções, menos… a música título!
O motivo do atraso não foi nenhum vazamento de hidrogênio, mas questões técnicas igualmente relevantes: o clipe foi o primeiro a ter cenas gravadas, mas teve problemas com os efeitos especiais (pensou-se até em voltar à órbita da Terra para as cenas, mas os ETs cobraram muito caro, na época, o voo de disco voador) e ficou encostado por todo esse tempo. E só agora voltaram a editar e, finalmente, lançaram. E com sucesso. Chupa, NASA!
Clique na imagem acima para ver o clipe no Youtube ou clique aqui para acessar logo de uma vez todo o canal da banda, com mais de uma dúzia de músicas e vídeos já lançados, incluindo o já mencionado disco completo, “Em Órbita” (capa abaixo). Aproveite para se inscrever no canal e não perder os próximos lançamentos!
Siga os Abduzidos do iê iê iê também nas redes sociais: