Vídeo confirma que caças MiG-29 da Ucrânia estão usando mísseis antirradiação HARM
Um dos pilotos ucranianos fez uma filmagem das operações de combate dos caças MiG-29. No vídeo, o caça aparece lançando mísseis antirradição AGM-88 HARM, fornecidos pelos EUA.
O piloto ucraniano Ivan dedica o vídeo ao major Yevhen Lysenko, seu irmão de armas, que morreu heroicamente em um combate aéreo contra os invasores russos em 9 de março.
O Pentágono já tinha anunciado em 8 de agosto que os EUA enviaram mísseis antirradar para equipar aeronaves ucranianas. A arma seria usada para atingir sistemas de radar russos, marcando a primeira vez que o Departamento de Defesa reconheceu o envio do míssil anteriormente não divulgado para a Ucrânia.
Produzido pela Raytheon, os HARMs têm um alcance superior a 30 milhas, de acordo com a Força Aérea dos EUA, tornando-os uma das armas de longo alcance que os EUA forneceram à Ucrânia.
Os mísseis podem ser usados para atingir os radares dos sistemas antiaéreos russos, como o S-400, que tornaram muito difícil para a Força Aérea Ucraniana operar em grandes áreas do espaço aéreo ucraniano. Os mísseis também podem atingir radares de contra-bateria russos, que a Rússia usa para atingir a artilharia ucraniana.