Praticamente todo brasileiro que gosta de aviação sabe que o equipamento atual do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como “Esquadrilha da Fumaça”, voa com o Embraer EMB-314 (A-29) Super Tucano. E no passado não muito distante a unidade voava com o EMB-312 Tucano (foto abaixo).

É também de conhecimento geral que o T-6 Texan foi empregado pela “Fumaça” durante muitos anos até que foram definitivamente aposentados em 1976.

Menos conhecido do grande público foi a passagem dos CM-170 Fouga Magister (foto abaixo) pela “Fumaça”. Estes jatos de treinamento franceses foram adquiridos pelo Ministério da Aeronáutica em 1968. Apesar de suas qualidades acrobáticas o “Magister” tinha grande limitação de alcance (alto consumo dos motores) e exigiam pistas asfaltadas para operar. Os CM-170 tiveram vida curta na FAB e foram desativados em 1972. A “Fumaça” voltou novamente com os T-6 até o ano de 1976 quando a unidade foi desativada.

Outro fato que também é pouco conhecido foi o uso dos T-25 Universal no renascimento da “Fumaça” no ano de 1982, após um hiato de sete anos aproximadamente. O Universal era uma aeronave de transição e readaptação dos pilotos ao voo acrobático em formação, enquanto o EDA não recebia sua verdadeira e definitiva aeronave, o T-27 Tucano.

O Brasil possui todas estas aeronaves que a “Fumaça” já voou, sendo que três delas (Universal, Tucano e Super Tucano) ainda voam regularmente e um quarto (o T-6) é operado por entidades civis em voos de demonstração. Existe também o Magister, mas que não se apresenta em voo.

No Domingo Aéreo ocorrido na Academia da Força Aérea (AFA) no dia 21/8, o público que foi ao evento teve uma grata surpresa. Uma formação com aviões A-29 Super Tucano do EDA, liderados por um T-6 de uso civil e com a pintura da “Fumaça”, fez passagens aéreas sobre a AFA.

Quem sabe um dia o público também possa ver não só o A-29 junto com o T-6, mas também em formação com o T-27, o T-25 e o Magister.

Quem sabe um dia…

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