Atualmente contando com três aeronaves de busca e salvamento do modelo (SAR) SC-105 “Amazonas”, o 2º/10º GAV (Esquadrão Pelicano) é uma das unidades da FAB capaz de realizar reabastecimento em voo (REVO). Na verdade esta capacidade tem se expandido na força. Originalmente restrita aos esquadrões de F-5, essa capacidade foi se expandindo não só pelas unidades de caça (esquadrões de A-1, no antigo Mirage 2000 e agora nos F-39), mas também entre algumas unidades de transporte e asas rotativas em tempos recentes.

No Domingo Aéreo realizado na Academia da Força Aérea domingo passado (21/8) o público pôde ver de perto o SC-105 “Amazonas”, matrícula FAB 6551. A aeronave foi incorporada pouco antes da pandemia e por esse motivo ficou “distante” dos olhos da população civil.

O FAB 6551 trouxe a novidade para o Esquadrão Pelicano. Uma sonda para reabastecimento em voo (REVO). Embora a FAB já tivesse incorporado outro SC-105 em 2017 (FAB 6550), a aeronave mais antiga não possuía esta capacidade. Posteriormente ela foi modificada para receber a sonda. Mais recentemente a FAB recebeu o FAB 6552, que também já veio com a sonda instalada de fábrica.

Além da sonda, os SC-105 se destacam dos C-105 mais antigos por possuírem um sistema eletro-óptico de busca de imagem através do espectro infravermelho, o que permite detectar desde uma aeronave acidentada à noite até um náufrago no mar. Este sensor está instalado em uma torreta bem abaixo do do nariz da aeronave (foto abaixo).

Outro detalhe curioso é a proteção do domo da antena do radar Elta EL-M-2022A, cuja distância livre até o chão é muito pequena (apenas algumas dezenas de centímetros). Este radar é comum aos três SC-105 e também quipa os P-3AM.

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