KC-390: mais capaz do que o previsto
por Guilherme Poggio
Dia após dia o mais recente produto da Embraer no campo da aviação de transporte militar, o KC-390, vem se integrando às diversas missões da Força Aérea Brasileira. A aeronave segue cumprindo as determinações do OPFM (Operational Familiarization), como o treinamento tático da primeira missão de reabastecimento em voo (REVO), ocorrido no dia 9 do corrente mês.
Além disso, o KC-390 tem se mostrado melhor do que o inicialmente projetado. Um desses casos é o valor do peso máximo de decolagem (MTOW em inglês). Em alguns documentos oficiais e apresentações da aeronave foi passada a informação de que a aeronave de transporte teria um MTOW ao redor de 73 – 74 toneladas.
Este foi um valor inicialmente estabelecido para os primeiros ensaios da FAB, onde havia certa restrição de performance da aeronave devido a versão EIS (Entry Into Service). Para estes ensaios, ocorridos no início do ano de 2020, foi utilizada a aeronave matrícula FAB 2853,primeiro KC-390 entregue pela Embraer para a FAB.
Passadas as restrições iniciais e a maior familiarização dos tripulantes com a própria aeronave, não só o envelope de voo do KC-390 foi se expandindo como os limites e as capacidades foram sendo estendidos. Atualmente, a FAB trabalha com o MTOW de 87 toneladas, valor este 17% acima do limite da versão EIS. O valor também é bem superior ao MTOW do C-130J, comumente indicado como sendo de 70 toneladas.
DETALHES
O KC-390 matrícula FAB 2853 (primeiro KC-390 recebido pela FAB) esteve presente no evento do Domingo Aéreo ocorrido no último domingo na Academia da Força Aérea em Pirassununga (SP).
Trata-se de uma aeronave bem imponente. Um verdadeiro C-17 em escala reduzida. Em alguns ângulos ele realmente lembra Globemaster III como a sua cauda em T e os motores a jato pendurados nas asas.
Pudemos fotografar alguns detalhes curiosos e verdadeiros feitos da engenharia nacional como os sponsons do trem de pouso…
… a porta lateral que permite o lançamento de paraquedistas (observar a proteção de vento), cujo desenho acompanha a aerodinâmica da fuselagem + sponson e possui um recolhimento para cima bastante engenhoso.
Na foto abaixo, detalhe das duas portas laterais abertas (e recolhidas para cima) a partir da rampa de carga traseira.
E detalhe do apoio da fuselagem quando da abertura da rampa de carga traseira (comparar também essa imagem com a imagem da porta lateral fechada mais acima).
Definitivamente o KC-390 será uma figurinha bastante comum nos eventos abertos ao público nos próximos anos, ao passo que o C-130 se tornará “avis rara”!