Força Aérea Francesa faz escala na Índia durante missão no Indo-Pacífico
Um contingente da Armée de l’Air et de l’Espace, incluindo três jatos Rafale, foi hospedado para uma escala técnica na Estação da Força Aérea Sulur, Índia, de 10 a 11 de agosto de 2022, durante um desdobramento de longa distância da França metropolitana ao Oceano Pacífico
De 10 de agosto a 18 de setembro, a Força Aérea e Espacial Francesa está realizando uma importante missão de longo alcance no Indo-Pacífico, codinome Pégase 22. A primeira etapa desta missão visa demonstrar a capacidade da França para projeção de poder aéreo de longa distância, destacando um contingente da Força Aérea da França metropolitana para o território francês da Nova Caledônia, no Oceano Pacífico, em menos de 72 horas (10 a 12 de agosto). Para alcançar esse desdobramento sem precedentes de 16.600 km, o contingente da Força Aérea fez uma escala técnica na Índia, na Estação da Força Aérea Sulur.
O contingente é composto por três jatos Rafale, dois aviões-tanque A330MRTT e dois A400M. Aterrissando na Estação da Força Aérea Sulur na noite de 10 de agosto, voou nas primeiras horas de 11 de agosto após o reabastecimento, a caminho da Nova Caledônia. A operação demonstrou um alto nível de confiança mútua e interoperabilidade entre as Forças Aéreas Francesa e Indiana, o que foi ainda mais impulsionado pelo fato de ambas as Forças Aéreas agora voarem com jatos Rafale. Também ilustrou a implementação concreta do acordo de apoio logístico recíproco assinado pela França e pela Índia em 2018.
Elogiando o papel da IAF nesta operação bem-sucedida, o Embaixador da França na Índia, Sua Excelência o Senhor Emmanuel Lenain, disse: “A França é uma potência residente do Indo-Pacífico, e esta ambiciosa projeção de poder aéreo de longa distância demonstra nosso compromisso com a região e nossos parceiros. É natural que, para cumprir esta missão, contemos com a Índia, nosso principal parceiro estratégico na Ásia. Meus sinceros agradecimentos à Força Aérea Indiana por receber o contingente francês.”
Nas etapas seguintes da Missão Pégase 22, o contingente da Força Aérea Francesa participará do exercício aéreo “Pitch Black” que acontecerá na Austrália de 17 de agosto a 10 de setembro. A Força Aérea Indiana também participará desse exercício multilateral, juntamente com Austrália, Japão, Estados Unidos, Alemanha, Indonésia, Singapura, Reino Unido e Coréia do Sul.
A missão Pégase 22 é uma demonstração poderosa da capacidade da França de desdobramento rápido no Indo-Pacífico. A missão também é prova de que a situação de segurança na Europa não diminuiu o compromisso francês e europeu no Indo-Pacífico. Nesse sentido, também visa fortalecer os laços com os principais parceiros estratégicos, como a Índia, e destacar o apoio da França à segurança e estabilidade na região.
FONTE: Embaixada da França em Nova Deli / FOTOS: Armée de l’Air et de l’Espace