DARPA desenvolverá projeto do motor de detonação rotativa para míssil ar-superfície de longo alcance

18

A Defense Advanced Research Projects Agency – DARPA sediará um evento do setor em 16 de agosto em Arlington, Virgínia, para discutir um próximo programa que gira em torno da tecnologia de propulsão prevista para propulsar um sistema de armas de ataque ar-solo de longo alcance.

A DARPA espera que o projeto Gambit de duas fases dure 36 meses com o objetivo de desenvolver e demonstrar um motor de detonação rotativo, de acordo com um aviso publicado em julho no site SAM.gov.

A primeira fase cobrirá o trabalho preliminar de projeto RDE e testes de entrada de combustor e jato livre de conexão direta, seguidos pelo projeto detalhado do sistema e testes de ponta a ponta em ambientes de voo simulados.

Esforços no âmbito do programa buscam pavimentar o caminho para um teste de voo de um protótipo de arma de velocidade supersônica alta, observou a DARPA.

Segundo a Aviation Week, o projeto Gambit destina-se a fornecer um míssil de ataque de longo alcance para caças de quarta geração, aproveitando o tamanho potencial e as vantagens de eficiência de combustível da tecnologia de motor de detonação rotativa (RDE).

Um novo motor provendo um alcance maior, possibilitaria o ataque de alvos no território inimigo, sem expor muito os porta-aviões dos EUA a um contra-ataque.

Um RDE retratado integrado à cauda de um conceito de míssil ar-superfície (Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos EUA / via Aviation Week

NOTA DA REDAÇÃO: Quer discutir esse e outros assuntos com leitores da Trilogia Forças de Defesa em tempo real? entre no nosso grupo de WhatsAppclicando aqui.

wpDiscuz