Um McDonnell Douglas F-4E Phantom II pertencente à Força Aérea da República da Coreia (ROKAF) caiu caiu no Mar Amarelo durante uma missão em 12 de agosto.

A aeronave – número de série desconhecido – fazia parte do 153º Esquadrão de Caça da ROKAF e estaria retornando à Base Aérea de Suwon (AB) na província de Gyeonggi-do, na Coreia do Sul, antes de cair no Mar Amarelo por volta das 12h20 (horário local). Os dois pilotos do F-4E conseguiram ejetar com segurança da aeronave antes que ela fosse destruída. Eles foram posteriormente resgatados e transferidos para um centro médico da Força Aérea em Cheongju – cerca de 112 quilômetros ao sul da capital do país, Seul – como medida de precaução.

De acordo com a ROKAF, os dois pilotos descobriram que um motor estava pegando fogo e mudaram o curso para uma área costeira em uma tentativa de mitigar qualquer risco para os civis, antes de abandonar da aeronave. Como resultado desse incidente, a ROKAF suspendeu todas as operações de voo não essenciais, exceto seus ativos de vigilância e emergência. O braço aéreo está atualmente investigando a causa desse evento de atrito, mas planeja aterrar todos os seus F-4E restantes até o resultado da investigação em andamento sobre o incidente.

O Phantom II entrou em serviço operacional na ROKAF em setembro de 1977 com 94 exemplares entregues no total. O braço aéreo sul-coreano também operou mais de 90 F-4Ds e 18 RF-4Cs, ambos já aposentados (junho de 2010 e fevereiro de 2014, respectivamente).

Acredita-se que aproximadamente 20 F-4Es ainda estejam operacionais com a ROKAF, todos operados pelo 153º Esquadrão de Caça da 10ª Ala de Caça em Suwon AB.

A Coreia do Sul planeja substituir suas antigas frotas de Phantom II e Northrop F-5E/F e KF-5E/F Tiger II pelo caça multifuncional KF-21 Boramae desenvolvido localmente pela Korea Aerospace Industries (KAI), que deve entrar na ROKAF serviço em 2028.

FONTE: Key.Aero

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