Grécia enviará uma carta de solicitação para atualizações de 38 caças F-16V em breve

76

Segundo informações, é apenas uma questão de alguns dias até que o Estado-Maior da Força Aérea Helênica envie a carta de solicitação aos Estados Unidos para a atualização de 38 aeronaves F-16 Block 50.

A carta resolveria outra questão pendente nos esforços de modernização da Força Aérea Helênica e sua transformação em uma das mais significativas da região.

A modernização dos 38 F-16 ocorrerá na Base Aérea de Nea Anchialos, enquanto, ao mesmo tempo, a atualização do F-16 Viper continua na Hellenic Aerospace Industry (EAB).

Dois F-16 Vipers já estão prontos e o prazo de sua entrega nos próximos meses está sendo discutido entre a Força Aérea Helênica e a dos EUA, a fim de iniciar o treinamento de seus pilotos na Grécia.

O chefe do Estado-Maior General Themistocles Bourolias tem um horizonte aberto de vários anos pela frente, dentro do qual a Força Aérea Helênica adquirirá capacidades operacionais ainda mais fortes.

Ao mesmo tempo, há também um plano claro para os F-16 Block 30 mais antigos.

Consequentemente, os F-16 mais antigos não serão transferidos para nenhum lugar fora da Grécia, nem há nenhum plano para passá-los adiante, mas permanecerão operacionalmente ativos, pois carregam uma enorme carga de trabalho no Egeu diariamente.

Em vez disso, estão sendo consideradas maneiras de mantê-los em alta disponibilidade, enquanto alguns deles serão convertidos em aeronaves de treinamento para novos caças como uma introdução à futura frota do mais novo F-16 Viper, Block 52+ Advanced e Block 50 atualizado.

Enquanto isso, a liderança da força aérea está satisfeita com a parte essencial do treinamento de voo dos novos pilotos. Além disso, a cooperação com a Elbit de Israel na Ala de Treinamento Aéreo 120 em Kalamata levou a um aumento acentuado na disponibilidade de treinadores T-6.

FONTE: ekathimerini.com

wpDiscuz