JAS 39D Gripen e Saab 340 Erieye AEW da RTAF - Foto: Saab

A Força Aérea Real Tailandesa (RTAF) e sua contraparte chinesa PLAAF realizarão um exercício aéreo conjunto de 10 dias em Udon Thani, disse uma fonte ao Bangkok Post. Segundo a fonte, a China confirmou que se juntará ao exercício aéreo em Udon Thani.

Segundo a fonte, a China confirmou que se juntará ao “Falcon Strike 2022”, que acontecerá de 14 a 24 de agosto na Ala 23.

A China deve enviar uma frota de seis caças J-10C/S, um caça-bombardeiro JH-7A e uma aeronave de controle e alerta antecipado Shaanxi KJ-500 para participar do exercício, disse a fonte.

Os caças chineses Su-27 não estarão envolvidos no exercício.

A RTAF empregará cinco aeronaves Gripen, três aeronaves de ataque Alphajet e uma aeronave de controle e alerta antecipado SAAB 340 AEW. Os jatos F-16 fabricados nos EUA não participarão, disse a fonte.

O exercício é o quinto desse tipo desde 2015. A rodada anterior foi realizada em 2019 também na Ala 23, com sede em Udon Thani.

Segundo a fonte, o exercício fortalecerá os laços entre as duas nações como parte dos esforços cooperativos para ajudar a manter a paz e a segurança na região.

O exercício também aumentará as capacidades e a eficiência da aviação dos dois países, ao mesmo tempo em que aumentará as relações entre o pessoal da força aérea, disse a fonte.

J-10C
KJ-500
JH-7A

FONTE: Bangkok Post

NOTA DA REDAÇÃO: Quer discutir esse e outros assuntos com leitores da Trilogia Forças de Defesa em tempo real? entre no nosso grupo de WhatsAppclicando aqui.

wpDiscuz