Ucrânia diz que 9 aviões de combate russos foram destruídos em explosões na Crimeia

140

KYIV, Ucrânia (AP) – A Força Aérea da Ucrânia disse na quarta-feira (10) que nove aviões de combate russos foram destruídos em explosões maciças em uma base aérea na Crimeia em meio a especulações de que foram o resultado de um ataque ucraniano que representaria uma escalada significativa na guerra.

A Rússia negou que qualquer aeronave tenha sido danificada nas explosões de terça-feira – ou que qualquer ataque tenha ocorrido.

Autoridades ucranianas não chegaram a reivindicar publicamente a responsabilidade pelas explosões, enquanto zombam da explicação da Rússia de que munições na base aérea de Saki pegaram fogo e explodiram e também ressaltam a importância da península que Moscou anexou oito anos atrás.

Em seu discurso noturno em vídeo várias horas após as explosões, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy prometeu retomar a península, dizendo que “esta guerra russa contra a Ucrânia e contra toda a Europa livre começou com a Crimeia e deve terminar com a Crimeia – sua libertação”.

Na quarta-feira, as autoridades russas tentaram minimizar as explosões, dizendo que todos os hotéis e praias não foram afetados na península, que é um destino turístico popular para muitos russos. As explosões, que mataram uma pessoa e feriram 13, fizeram os turistas fugirem em pânico enquanto nuvens de fumaça se elevavam sobre a costa próxima. Elas derrubaram janelas e causaram outros danos em alguns prédios de apartamentos.

Aviões de combate russos usaram Saki para atacar áreas no sul da Ucrânia em curto prazo, e as redes sociais ucranianas estavam cheias de especulações de que mísseis de longo alcance disparados pela Ucrânia atingiram a base.

Autoridades em Moscou há muito alertam a Ucrânia de que qualquer ataque à Crimeia desencadearia uma retaliação massiva, incluindo ataques a “centros de tomada de decisão” em Kyiv.

wpDiscuz