The F-15EX Eagle II fires an AIM-120D missile during a Weapons System Evaluation Program mission near Tyndall Air Force Base, Fla, Jan. 25, 2022. This was the first live fire performed from the Air Force’s newest aircraft. (U.S. Air Force photo by Tech. Sgt. John Raven)

BASE DA FORÇA AÉREA DE NELLIS, Nevada (AFNS) — Os membros da equipe do Destacamento 6 do Centro de Avaliação e Teste Operacional da Força Aérea dos EUA analisaram recentemente dois dos primeiros disparos de mísseis de teste operacional e de desenvolvimento para o F-15EX Eagle II.

Engenheiros e analistas da divisão AFOTEC Detachment 6 de F-15 viajaram para a Base Aérea de Eglin e Tyndall, ambas na Flórida, para obter resultados dos disparos de mísseis AIM-120D e AIM-120C3 realizados como parte do Programa de Avaliação do Sistema de Armas, ou WSEP, conduzido pela 53ª Ala de Eglin. Esses disparos de mísseis realizados em 25 de janeiro mostraram como o F-15EX pode ser empregado no teatro de operações e forneceram o contexto necessário para o Destacamento 6 verificar sua capacidade de combate.

“Uma das principais conclusões desses disparos reais é que o jato pode funcionar claramente como um sistema de armas de longo alcance”, disse o capitão Max Denbin, engenheiro-chefe de testes da equipe. “O F-15EX pode disparar de um alcance significativamente maior – mais longe do que qualquer outro caça no arsenal da Força Aérea dos EUA – e fornece a capacidade única de levar 12 AMRAAMs ou outras armas de grande porte.”

Essa capacidade de longo alcance é um pilar fundamental para garantir a projeção de poder dos EUA em escala global.
“À medida que os adversários continuam a desenvolver a capacidade de combate, os sistemas de armas com capacidade de lançamento de longo alcance, como o EX, serão críticos para manter uma vantagem tática”, disse Denbin.

Embora os dados coletados dos disparos do WSEP tenham sido úteis, os analistas e engenheiros do Detachment 6 se concentraram em mais do que apenas a coleta de dados. Nos últimos dois meses, eles exploraram exatamente como o F-15EX funciona como parte de um pacote de força com caças de quinta geração.

“Analisar elementos de dados é sempre importante”, disse o 1º Tenente Hagan Strader, analista líder. “Como uma organização de testes operacionais, estamos focados em comunicar exatamente o que os pilotos podem esperar do EX quando chegar a hora de lutar. Mesmo no nível não secreto, os novos recursos que o F-15EX oferece o empulsionam diretamente para o futuro do combate. Esta é uma plataforma que pode trabalhar com ativos penetrantes em um espaço de batalha habilitado para rede com o potencial de causar problemas significativos para nossos adversários.”

O WSEP e outras missões de F-15E e F-15EX dedicadas também geraram insights importantes sobre o desempenho do Eagle Passive Active Warning Survivability System, ou EPAWSS. O EPAWSS fornece ao F-15E e ao F-15EX alerta de radar totalmente integrado, bem como capacidade avançada de emprego de interferência e contramedidas em ambientes altamente contestados, de acordo com o fabricante do EPAWSS BAE Systems. A BAE Systems também destaca que o EPAWSS fornece aos pilotos e gerentes de batalha “máxima consciência situacional ao coletar e processar energia eletromagnética, criando instantaneamente uma imagem abrangente de 360 ​​graus do espaço de batalha”.

F-15EX Eagle II se preparando para lançar um AIM-120D no Weapons System Evaluation Program perto da Tyndall Air Force Base, em 25 de janeiro de 2022

“Participar de eventos do WSEP nos mostra exatamente como o EPAWSS é útil”, disse Denbin. “Já vimos que o F-15EX pode servir como um recurso de longa distância, mas o EPAWSS prova que o jato também pode entrar no meio de uma luta e causar grandes problemas para nossos adversários.”
Os analistas do AFOTEC Detachment 6 também examinaram os dados do EPAWSS gerados pela participação do F-15E em várias missões de teste operacional do F-35A Lighning II.

“Seja em um papel de interferência mais passivo ou como um pacote de ataque subsequente, um F-15E ou EX com EPAWSS causa impactos prejudiciais ao espaço de decisão das forças opostas”, disse Strader. “Este sistema oferece às tripulações muito mais opções ao lutar em espaço aéreo contestado e permite que outros recursos furtivos em um pacote de força – como um F-22 (Raptor), F-35 ou outros recursos penetrantes futuristas – neutralizem ameaças com mais eficiência.”

“A Força Aérea está atualmente planejando adquirir 80 aeronaves F-15EX. O AFOTEC Detachment 6 é responsável por entregar a verdade operacional sobre o F-15EX, e a equipe de testes do F-15 pretende fazê-lo na velocidade da relevância”, disse o tenente-coronel Ken Juhl, diretor de testes do F-15 e vice-comandante do AFOTEC Detachment 6. “Este programa é único, pois não estamos adquirindo aeronaves em escalas de tempo de décadas – estamos vendo este programa evoluir semanalmente.”

Para ficar à frente desse ritmo de desenvolvimento rápido, a equipe lançou uma série de Relatórios de Impacto Operacional, ou OIRs, detalhando descobertas precisas de eventos de teste, que incluem implicações importantes para a frota.

“Em um programa de aquisições ágeis, os resultados dos testes precisam corresponder à velocidade com que o programa está se movendo, caso contrário, eles rapidamente se tornam obsoletos”, disse Juhl.

Embora os OIRs sejam projetados para informar as partes interessadas sobre os resultados dos testes do AFOTEC Destacamento 6, eles também provocam contribuições de todas as organizações que desempenham um papel no programa F-15EX.

“Os OIRs nos permitem relatar os resultados rapidamente para que todas as partes interessadas no processo de aquisição tenham tempo suficiente para resolver quaisquer preocupações ou alterações que precisem ser feitas na plataforma antes que a aeronave seja colocada em campo”, disse Denbin.

Tendo confirmado a capacidade de longo alcance do F-15EX, bem como a eficácia do EPAWSS em um espaço de batalha de combate altamente contestado, a equipe agora está mudando de marcha para se preparar para a segunda rodada de missões de teste operacional dedicadas para a aeronave.

“Essas missões acontecerão na Nellis AFB no outono de 2022”, disse Juhl. “O AFOTEC Detachment 6 está confiante de que essas missões continuarão a mostrar exatamente por que o EPAWSS e o EX são o tipo de sistema de armas de que precisamos para permanecer a Força Aérea mais letal do mundo.”

FONTE: USAF

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