Por Ulisses Gonçalves de Assis

Como parte das comemorações do 149º aniversário de Santos Dumont e o Bicentenário da independência do Brasil, o Museu Aeroespacial (MUSAL), no Rio de Janeiro (RJ), está realizando a Exposição Gripen, uma mostra pública de uma réplica em tamanho real do F-39E Gripen, novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB).

A exposição começou a ser exibida ao público no dia 31 de julho de 2022 e estará aberta a visitação até o dia 22 de agosto de 2022. O museu possui entrada e estacionamento gratuitos e funciona de terça a domingo das 9h da manhã até as 16h da tarde.

A exposição

Todos os visitantes que comparecerem ao MUSAL poderão apreciar o a réplica do F-39E que representa diversas características da aeronave com riquezas de detalhes demostrando as linhas gerais do design do caça e alguns dos armamentos e sensores empregados. Dentre os armamentos representados estão o míssil de guiamento por infravermelho (IR) IRIS-T para combates a curta distância, o míssil Meteor utilizado em combates além do alcance visual (BVR – Beyond Visual Range) e bombas SDB (Small Diameter Bomb).

A FAB já confirmou que os mísseis IRIS-T e Meteor farão parte do arsenal do Gripen brasileiro e estão entre os armamentos de combate ar-ar mais modernos do mundo. Dentre os sensores representados destacam-se o IRST ( Infra-Red Search and Track) para busca acompanhamento de alvos aéreos de forma passiva por imageamento térmico e o Pod Reccelite 2 para busca e acompanhamento de alvos terrestres.  Ambos também estarão disponíveis para operação nos F-39 da FAB. A configuração de sensores e armamentos apresentada na réplica da aeronave destaca a capacidade multimissão do Gripen que pode realizar surtidas para combate ar-ar e ar-solo de forma simultânea.

Réplica do F-39 E Gripen em exposição no MUSAL demonstrando os mísseis IRIS-T (IR), Meteor (BVR), bombas SDB e os sensores IRST e Pod RecceLite 2 – Foto: Cíntia de Oliveira Santos Assis

Além da visualização externa, o público tem a oportunidade de conhecer o interior da cabine do Gripen. Para isso, é necessário agendamento prévio no site da exposição do MUSAL com vagas limitadas. Esta visita é orientada por um oficial aviador da FAB que explica de forma didática detalhes da operação dos diversos sistemas localizados no interior da aeronave e supervisiona a entrada e saída da cabine.

No interior da cabine, destaque para a representação do WAD (Wide Area Display) desenvolvido pela AEL sistemas que permite ao piloto a customização das informações apresentadas durante as missões que podem aparecer de forma simultânea ou serem priorizadas dependendo da necessidade, o que diminui a carga de trabalho durante as missões.

Visita orientada à cabine do Gripen. Destaque para o WAD (Wide Area Display) –  Foto: Cíntia de Oliveira Santos Assis

A Exposição Gripen é garantia de satisfação de todos os amantes da aviação militar, aproxima a população do importante trabalho desenvolvido pelos profissionais da FAB e nos dá um vislumbre do futuro que está sendo construído para a Força aérea Brasileira.

F-39E Gripen

SOBRE O GRIPEN: O F-39 Gripen é um caça multimissão de geração 4.5+ desenvolvido pela empresa sueca SAAB e adquirido pela Força Aérea da Suécia (Flygvapnet) e pela Força Aérea Brasileira (FAB). É capaz de operar com diversos sensores e armamentos no estado da arte da aviação militar estando entre os caças mais modernos do mundo. O primeiro Gripen E chegou ao Brasil em 20 de setembro de 2020 para realização de campanhas de ensaios de voo em território nacional. Até o momento mais dois caças foram entregues ao Brasil, com mais dois podendo ser entregues em breve.

Mirage 2000 da FAB no MUSAL

SOBRE O MUSAL: O museu Aeroespacial (MUSAL) está localizado no Campo dos Afonsos na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e foi inaugurado em 18 de outubro de 1976. O museu conta com acervo permanente de diversas aeronaves que participaram da história da aviação civil e militar brasileira, além de apresentar exposições e diversas atividades educacionais.

wpDiscuz