VÍDEO: Caça Sukhoi Su-57 – decolagem, som, manobras, em ação
O Sukhoi Su-57 (em russo: Сухой Су-57; designação da OTAN: Felon) é um caça a jato de quinta geração, bimotor e furtivo, desenvolvido desde 2002 para operações de superioridade aérea e ataque.
A aeronave é o produto do PAK FA (em russo: PAK FA, abreviação de: Perspektivny Aviatsionny Kompleks Frontovoy Aviatsii, ”Complexo Aeronáutico Prospectivo das Forças Aéreas da Linha de Frente”), o programa de caça de quinta geração da Força Aérea Russa. O nome interno da Sukhoi para a aeronave é T-50.
O Su-57 é a primeira aeronave no serviço militar russo a usar tecnologia furtiva. Seu voo inaugural ocorreu em 29 de janeiro de 2010 e entrou em serviço em 25 de dezembro de 2020. O avião é o quarto caça furtivo de quinta geração operacional do mundo após o F-22, F-35 e J-20.
De acordo com a Sukhoi Company, o caça foi projetado para ter supercruzeiro, supermanobrabilidade, furtividade e aviônicos avançados para superar os caças da geração anterior, bem como defesas terrestres e navais. O Su-57 destina-se a suceder o MiG-29 e o Su-27 na Força Aérea Russa.
Os protótipos e o lote de produção inicial devem ser entregues com uma variante do motor Lyulka AL-31 altamente atualizada, o AL-41F1, como um motor provisório, enquanto um motor de design de folha limpa avançado, atualmente designado Izdeliye 30, está em estágios finais de desenvolvimento, deverá estar disponível após meados de 2020. Espera-se que a aeronave tenha uma vida útil de até 35 anos.
https://youtu.be/-EMq10NZBLA