Novo caça KF-21 da Coreia do Sul não é páreo para o J-20 da China, diz analista

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  • Um protótipo KF-21 ‘Boramae’ ou ‘Falcão’ completou recentemente um voo de teste de 30 minutos
  • O design sugere capacidades furtivas limitadas, mas o novo jato ainda pode afetar o equilíbrio de poder regional, diz observador de Macau

A Coreia do Sul está trabalhando em um novo avião de combate enquanto busca alcançar a China e a Rússia, mas observadores militares acreditam que seu novo caça KF-21 está longe de ser comparável a caças avançados de quinta geração, como o chinês Chengdu J-20.

No entanto, se implantado em massa, o KF-21 ainda pode alterar o equilíbrio de poder das forças aéreas regionais e também tem potencial para se tornar um forte concorrente no mercado global, disse um analista de Macau.

Isso ocorreu quando o protótipo de um KF-21 “Boramae” ou “Falcão” completou um voo de teste de 30 minutos na última terça-feira (19) da cidade de Sacheon, no sul.

A Coreia do Sul espera que o avião de combate de geração 4+ de fabricação local sirva como uma alternativa mais barata ao Lockheed Martin F-35 Lightning II importado dos EUA, e também visa promovê-lo no mercado internacional de armas.

Seu desenvolvedor, Korea Aerospace Industries, até anunciou um plano de atualização para eventualmente modificar o jato em um caça furtivo.

Atualmente, apenas os Estados Unidos, China e Rússia têm caças de quinta geração prontos para combate – os F-22 e F-35 dos EUA, o J-20 da China e o Su-57 russo – que combinam furtividade, super manobrabilidade, cruzeiro supersônico e aviônicos avançados.

Uma característica chave de todos os caças de quinta geração é o design de superfície otimizado e o armazenamento de armas em compartimentos internos para reduzir a reflexão do radar e manter a discrição.

Chengdu J-20

No entanto, embora o design aerodinâmico do KF-21 tenha adotado muitas das características de um caça furtivo, o voo de teste indicou que ele carregava quatro mockups de mísseis em pontos rígidos externos, sugerindo capacidades furtivas muito limitadas.

Os motores F414-GE-400K de fabricação americana do KF-21 também são uma deficiência clara, pois sua potência não seria capaz de atender aos requisitos dos caças de quinta geração para supercruzeiro e manobrabilidade.

No entanto, com aviônicos avançados, como radar de varredura eletrônica ativa (AESA), pod de designação de alvos eletroóptico, um sistema de busca e rastreamento infravermelho (IRST) e armamentos capazes, incluindo mísseis ar-ar e ar-superfície, o KF-21 está bem qualificado para ser um caça moderno de quarta geração ou geração 4+.

FC-31V2/J-31

“O KF-21 não é nem um concorrente do FC-31 chinês, muito menos do J-20”, disse o comentarista militar Antony Wong Tong de Macau. “Mas pode ser um bom oponente para as variantes posteriores do J-10.”

O Chengdu J-10 é um avião de combate multifuncional de quarta geração fabricado na China, introduzido em 2005, com centenas agora em serviço. Como um jato monomotor, o J-10 é relativamente mais estreito e mais leve que o KF-21, e suas variantes mais recentes, o J-10B e o J-10C, também são equipados com aviônicos avançados como radar AESA, sensor eletroóptico de alvos e buscador infravermelho, e eles também carregam armas capazes.

O Shenyang FC-31 é o segundo caça de quinta geração da China, que teve seu primeiro voo de teste em 2012 e ainda está em desenvolvimento. Tanto o KF-21 quanto o FC-31 são caças bimotores médios, com tamanho e especificações semelhantes, e até alguma semelhança em suas silhuetas. O jato coreano é projetado para uma velocidade máxima de Mach 1,8, a mesma do FC-31.

Demonstrador FC-31V1 (J-31) e KF-21

Suas cargas úteis de armas são de 7,7 toneladas e 8 toneladas, com alcances de combate de 1.450 km (900 milhas) e 1.200 km, respectivamente.
Se tiver um bom desempenho, o KF-21 pode representar alguma ameaça para a China, dada a aliança militar EUA-Coreia do Sul, acrescentou Wong.

Wong prevê uma rivalidade direta entre o KF-21 e o FC-31 no mercado internacional, acrescentando que posicionados no mesmo nicho de mercado estão também a série americana F-16, o russo Su-57 e o turco TF-X.

A Indonésia já está envolvida no desenvolvimento do KF-21, tendo prometido 20% dos custos totais do projeto de US$ 6,7 bilhões.

Espera-se que o primeiro lote do KF-21 seja finalizado e entre em produção em massa em 2026, com pelo menos 40 a serem entregues até 2028 e até 120 até 2032. Será o primeiro caça a atender às demandas da Força Aérea Sul-Coreana para substituir seus aviões de combate F-5E/F e F-16C/D desatualizados.

FONTE: South China Morning Post

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