VÍDEO: Caça sul-coreano KF-21 Boramae em teste de solo
Foi divulgada uma filmagem de alta qualidade do protótipo do caça sul-coreano KF-21 Boramae em teste de solo.
O KF-21 está programado para realizar seu primeiro voo este mês. Um total de 6 protótipos realizarão vários testes de voo até que o KF-21 seja declarado operacional em 2026.
A Coreia do Sul revelou oficialmente o primeiro protótipo da aeronave de caça KF-X desenvolvida localmente em 9 de abril de 2021.
O Boramae (que significa Falcão em coreano) é um caça de “4.5 geração” destinado a substituir os caças F-4 e F-5 da Força Aérea da República da Coreia (ROKAF). O programa de desenvolvimento custou US$ 8 bilhões. A Indonésia ainda é oficialmente um parceiro de 20 por cento no programa de caça.
O presidente sul-coreano Moon Jae-in disse no lançamento do avião que a meta do país era colocar mais de 100 caças KF-21 em operação até 2032.
De acordo com declarações da KAI – Korea Aerospace Industries, o Boramae terá capacidade próxima a um caça de 5ª geração, com capacidades comparáveis às versões avançadas do F-16.
Embora a aeronave apresente um alto grau de conteúdo local, como o radar nativo Active Electronically Scanned Array (AESA), sistema infravermelho de busca e rastreamento e um conjunto de guerra eletrônica, ela depende de tecnologia estrangeira para alguns recursos, como os sistemas de seguimento de terreno e anticolisão de Israel ou mísseis ar-ar além do alcance visual da França, entre outros.
No geral, o programa se esforça para atingir mais de 60 por cento do conteúdo da indústria local.
O KF-21 é equipado com dois motores turbofan General Electric (GE) F414 modificados, o mesmo usado no F/A-18E/F Super Hornet e F-39E/F Gripen.
O peso vazio do KF-21 é de 11.800 kg, o peso máximo de decolagem é de 25.600 kg e a carga máxima de 7.700 kg. O alcance de translado será de 2.870 km. A velocidade máxima é estimada em 2.250 km/h.
NOTA DA REDAÇÃO: Para acessar as dezenas de matérias que já publicamos sobre o novo caça sul-coreano, clique nos links KF-X e KF-21.