França, Alemanha e Suécia assinam acordo de avião de transporte tático para 2040
Objetivo é substituir, por volta de 2040, aeronaves C-130 e CN-235 das frotas dos três países – desenvolvimento deverá ser iniciado em 2026-27
Segundo notícia publicada na segunda-feira, 4 de julho, pelo site Defense Brief, os governos de França, Alemanha e Suécia assinaram um acordo para o programa denominado FMTC – sigla em inglês para futuro cargueiro tático de tamanho médio (Future Mid-Size Tactical Cargo). O objetivo é desenvolver um avião de transporte militar de nova geração, capaz de substituir frotas de aeronaves C-130 Hercules e Casa CN-235 das três nações por volta do ano 2040.
A França será coordenadora do projeto, e espera que mais países europeus se juntem, em breve, à iniciativa. O acordo permitirá a definição dessa aeronave que deverá operar complementando a frota de transportes A400M, de maior porte, o que inclui operações em pistas estreitas e não preparadas. A iniciativa é apoiada pela Agência de Defesa Europeia, como parte da Cooperação Estruturada Permanente (PESCO – Permanent Structured Cooperation.
Por enquanto, as informações trazidas pela matéria do Defense Brief indicam que não há pressa nesse programa, que visa ampliar as capacidades de mobilidade aérea das Forças Armadas dos estados-membros da União Europeia: a partir da assinatura (feita em 23 de junho e anunciada apenas no dia 30), a expectativa é chegar a especificações comuns e mais precisas, para entrar em estudos de viabilidade industrial. Estes poderão então levar ao lançamento, daqui a quatro ou cinco anos, do desenvolvimento efetivo da aeronave.
FOTOS: Força Aérea e Espacial Francesa (C-130 e CN-235, em caráter meramente ilustrativo)
NOTA DA REDAÇÃO: O site defensa.com noticiou em 8 de dezembro de 2021 que a Airbus estudava produzir um avião bimotor que seria uma versão reduzida do A400M, designada A200M.
O avião empregaria o mesmo tipo de motor usado no A400M e teria como alvo substituir o CN235 e o C-130H Hercules.
O A200M, conhecido como futuro avião tático médio, seria um concorrente direto do C-130J e do Embraer KC-390.
As características divulgadas do A200M incluíam um comprimento de 34,4 m, peso máximo de 97 toneladas e volume do espaço de carga de 280 metros cúbicos.
A ideia seria ter o novo avião pronto entre 2030 e 2035.