Agência de defesa sul-coreana apoia compra de mais 20 jatos F-35A
SEUL – A agência de defesa sul-coreana apoiou a compra de mais caças F-35A como parte do projeto F-X do país, que compreende a estratégia de ataque preventivo Kill Chain do governo, destinada a combater as ameaças nucleares e de mísseis norte-coreanas.
De acordo com o membro da Assembleia Nacional Daesik Kang, do Partido do Poder Popular, a Administração do Programa de Aquisição de Defesa participou de uma reunião do comitê de defesa em 9 de junho para discutir o projeto F-X. A DAPA disse que, sob o esforço, a Coreia do Sul receberia 20 jatos F-35A fabricados pela Lockheed Martin para sua Força Aérea até 2030. A agência também observou que o país gastaria 3,9 trilhões de won (US$ 3 bilhões) até o próximo ano se os jatos adicionais forem ordenados.
O legislador chamou a aquisição de “apropriada” devido aos avanços nucleares e de mísseis balísticos da Coreia do Norte. “É imperativo que a ROKAF (Força Aérea da Coreia do Sul) aumente suas capacidades de dissuasão contra a Coreia do Norte com F-X, já que uma lacuna de poder aéreo da ROKAF é esperada em meados da década de 2020”, disse ele.
Espera-se que o comitê tome uma decisão final em 13 de julho, e espera-se que a DAPA agilize os procedimentos de acompanhamento reduzindo o período de estudo de viabilidade o máximo possível.
A Lockheed Martin entregou todos os 40 caças F-35A Block 3 que o país encomendou, em dezembro de 2021. Os mais 20 jatos viriam na variante Block 4, que é capaz de iludir radares inimigos e outros equipamentos eletrônicos, apresenta um sistema eletroóptico aprimorado, e pode transportar mais munições. De acordo com a Lockheed, todos os F-35 dos da Força Aérea dos EUA atualmente operam com recursos habilitados por software do Bloco 4, mas o serviço começará a receber aeronaves do Bloco 4 com o Lote 17.
A administração sul-coreana anterior concentrou-se fortemente no F-35B sobre o F-35A como parte do projeto de porta-aviões leve CVX, apesar de estudos preliminares realizadas de 2018 a 2019 que descobriram que o país precisava da variante “A”.
Da mesma forma, a Força Aérea enfatizou a necessidade de fortalecer suas capacidades furtivas em meio a uma frota de caças envelhecida, avanços de mísseis nucleares norte-coreanos e os esforços de desenvolvimento de países vizinhos para aeronaves furtivas de quinta geração.
Mesmo que o caça nativo de 4,5 geração da Coreia do Sul, apelidado de KF-21, seja desenvolvido conforme programado até 2026, a Força Aérea está preocupada que os militares enfrentem uma lacuna prolongada no poder aéreo sem reforços adicionais de 2025 a 2031, quando deverá ter uma diferença de 70 jatos em relação ao tamanho mínimo de frota exigido.
Os militares relataram a necessidade de aquisições adicionais sob o projeto F-X à equipe de transição presidencial em março. O novo presidente da Coreia do Sul assumiu o cargo em maio.
FONTE: Defense News