O Ministério da Defesa da República Tcheca está decidindo a compra de novos caças, que substituirão 14 aeronaves supersônicas JAS 39 Gripen arrendadas da Suécia até 2027.

A República Tcheca pode comprar todo o esquadrão existente, mas fala-se cada vez mais sobre a compra de aeronaves mais modernas.

A necessidade de novos caças para proteger o espaço aéreo tcheco é discutida há vários anos. No entanto, a guerra na Ucrânia e a situação de segurança na Europa reforçam ainda mais essa necessidade.

Ao mesmo tempo, o prazo está se aproximando quando o arrendamento de 14 caças Saab JAS 39 Gripen, que a República Tcheca arrendou do Reino da Suécia há dezessete anos, expira. O arrendamento, que já foi prorrogado pelo governo uma vez, custa anualmente 1,7 bilhão de coroas (US$ 72,3 milhões)

A Suécia ofereceu os caças Gripen E/F mais novos. A outra opção é a aquisição de caças Eurofighter europeus ou seguir o caminho da Eslováquia, que aguarda a entrega de 14 caças F-16 americanos.

Entretanto, segundo informações do Ministério da Defesa obtidas pelo diário Echo24, o caças F-35 americano é apontado como o candidato favorito.

Atualmente, é o caça mais moderno do mundo, podendo servir a Força Aérea Tcheca pelos próximos 40 anos. O preço seria provavelmente em torno de 85 a 90 milhões de dólares por unidade (cerca de 2,1 bilhões de coroas).

Segundo o Ministério da Defesa, a intenção é adquirir um total de 24 novos caças, o que significaria a ampliação de um esquadrão tático em relação ao estado atual.

A compra de caças deve ocorrer diretamente na forma de um acordo intergovernamental (Governo para Governo), como no caso de outras compras militares futuras, como veículos de combate de infantaria ou tanques.

F-35A

FONTE: echo24.cz

wpDiscuz