Caça F-14 iraniano cai após falha de motor e pilotos sobrevivem
Relatos da mídia dizem que um avião de combate iraniano caiu perto da cidade central de Isfahan depois que motor falhou, mas ambos os pilotos sobreviveram
TEERÃ, Irã – Um avião de combate iraniano caiu perto da cidade central de Isfahan no sábado (18/6) depois que um dos seus motores falhou, mas ambos os pilotos sobreviveram, informou a mídia.
Os pilotos foram levados para um hospital local, disse a agência de notícias oficial IRNA. Ela disse que houve uma falha técnica num motor do Grumman F-14 Tomcat que levou ao acidente.
Um clipe da agência mostrou colunas de fumaça saindo dos restos da aeronave em uma área desértica.
A Força Aérea do Irã tem uma variedade de aeronaves militares fabricadas nos EUA compradas antes da Revolução Islâmica de 1979, incluindo o F-14 Tomcat. Também possui aviões MiG e Sukhoi fabricados na Rússia. Décadas de sanções ocidentais tornaram difícil obter peças de reposição e manter a velha aeronave.
O Irã tem um histórico de acidentes semelhantes entre sua antiga frota. Em maio, um caça caiu no deserto central do Irã, matando os dois pilotos. Em fevereiro, um caça a jato caiu em um campo de futebol na cidade de Tabriz, no noroeste do país, matando pilotos e um civil.
FONTE: ABC News