Mais de três anos depois que a Força Aérea dos EUA anunciou pela primeira vez sua intenção de reativar o 65º Esquadrão Agressor com caças F-35, a unidade foi reativada formalmente na Base Aérea de Nellis, Nevada, em 9 de junho.

Durante a cerimônia de reativação, o esquadrão também apresentou os primeiros F-35 atribuídos à unidade, pintados com um padrão único de cinza escuro e claro.

Antes da cerimônia, o chefe do Comando de Combate Aéreo, general Mark D. Kelly, voou um F-15E contra o primeiro F-35 atribuído à unidade, pilotado por seu novo comandante, o tenente-coronel Brandon Nauta.

“Devido à crescente ameaça representada pelo desenvolvimento de caças de quinta e sexta geração [chinesa], devemos usar uma parte de nossas aeronaves de quinta geração hoje em Langley, Elmendorf, Hill, Eielson e agora Nellis, para replicar o adversário com capacidades de quinta geração”, disse Kelly, de acordo com um comunicado. “Precisamente porque temos essa ameaça credível, quando replicamos um adversário de quinta geração, tem que ser feito profissionalmente. Esses são os Agressores.”

O 65º AS fornecerá à USAF “red air” de quinta geração para replicar as ameaças avançadas representadas por outros caças de quinta geração da China e da Rússia.

“Usar o F-35 como agressor permite que os pilotos treinem contra ameaças pouco observáveis ​​semelhantes às que os adversários estão desenvolvendo”, disse o coronel Scott Mills, comandante do 57º Grupo de Operações, em comunicado.

Os F-35 que comporão o 65º Esquadrão Agressor estão programados para serem aeronaves sem código de combate – os planos originais previam a transferência de nove da Base Aérea de Eglin, na Flórida.

Em Nellis, os caças de quinta geração ajudarão a treinar alunos da Escola de Armas da Força Aérea e também auxiliarão nos exercícios Red Flag, entre outros exercícios e eventos de treinamento. Ao fazer isso, eles também ajudarão a treinar pilotos de outros serviços e aliados, disse Mills.

Oficiais já haviam começado a integrar agressores de quinta geração no Red Flag 21-3, usando caças F-35 no exercício ao lado de F-16 do 64º Esquadrão Agressor, mas o 65º AS é o primeiro esquadrão agressor equipado com F-35.

FONTE: Air Force Magazine

wpDiscuz