Dia de rever alguns velhos conhecidos alados no PAMA-SP
Neste sábado e domingo, 11 e 12 de junho, foi realizado um grande encontro de carros antigos na área do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), numa terceira edição do evento, interrompido pela pandemia.
Mesmo com pouco tempo disponível neste domingo, passei rapidamente por lá, vi muitos carros interessantes e raros, e imaginei que na área mais distante da entrada, no pátio que dá acesso à pista, encontraria alguns velhos conhecidos alados. Dito e feito.
Lá estava o Buffalo preservado que é presença garantida nos “Domingos Aéreos”, tendo ao lado um F-5EM do segundo lote (ex-aggressor da USAF) que já pude ver mais de uma vez cumprindo ciclos de manutenção de 1.200 horas no PAMA-SP, assim como voando.
Não sei todas as matrículas da meia dúzia de caças F-5 recentemente desativados, mas é possível que este, o FAB 4871, com as marcações do Esquadrão Pampa, esteja entre eles. Reparar na ausência dos motores na imagem de abertura (só estão as tubeiras, é possível enxergar através das entradas de ar), do canhão (só se vê a entrada de refrigeração dos aviônicos que tomou o lugar de um dos dois canhões originais), entre outros itens ausentes.
É normal que os caças tenham estes e muitos outros equipamentos retirados logo após a chegada ao PAMA-SP para a manutenção nível parque, até que praticamente tudo é retirado antes da remontagem, incluindo a pintura, mas algo me diz que o 4871 está entre os que não voltarão mais, nesta “diagonal” de desativação que a frota começou a realizar. Já outros exemplares, conforme suas condições, podem eventualmente passar por mais um ciclo operativo. Apenas um palpite.
Também foi possível ver alguns helicópteros desativados, aguardando destino: um Super Puma e alguns “Sapões”. Em geral, as aeronaves de frotas desativadas são leiloadas. Por último, uma foto voltada para o outro lado, onde a movimentação era muito maior. Carros antigos até perder de vista. Em primeiro plano, um belo exemplar de Dodge Dart 4 portas, apenas três ou quatro anos mais velho que o FAB 4871, cujo número USAF original (74-01513) indica que foi produzido em 1974.