Duro de abater II
Circulam pela internet novas fotos de um Sukhoi Su-25 “Frogfoot” russo com extensos danos próximos ao bocal do motor direito. As fotos disponíveis mostram a aeronave já pousada após o que teria sido uma missão de combate no leste de Ucrânia.
Os danos são impressionantes e, em muitos casos, poderiam ter derrubado a aeronave de imediato ou causado um incêndio que se propagaria pelo resto da fuselagem. Observe nas fotos abaixo a proximidade dos danos junto ao compartimento do trem de pouso principal. Ao que tudo indica o piloto conseguiu baixar e travar o trem, pousando sem maiores problemas.
Este é o segundo caso com registro fotográfico de um Su-25 russo que retornou para casa com danos severos.
Em princípio a causa dos danos à aeronave seria um MANPADS (míssil superfície-ar lançado do ombro de um combatente) guiado por IR que foi atraído pelo gases quentes do bocal de escape do motor.
Muitas das aeronaves russas que realizam apoio aéreo aproximado na Ucrânia estão adotando um perfil de ataque voando muito baixo. O objetivo é escapar dos radares e aproveitar o terreno para se esconder. No entanto, o voo rasante expõe as aeronaves aos MANPADS.