‘Dou um ano à indústria da aviação russa se nada mudar’

39

Situação no setor aéreo de aviação civil da Rússia é preocupante. Algumas companhias possuem estoques de sobressalentes para mais um mês. Outras estão canibalizando aviões mais antigos

A situação no setor de aviação da Rússia é preocupante. Companhias aéreas estão canibalizando suas frotas em busca de peças enquanto buscam novas fontes de importação que possam encontrar.

“O principal problema é que as empresas de serviços, empresas que atendem e certificam os Airbus e Boeings e distribuem documentos que permitem que os aviões voem para a Europa, não podem mais distribuir esses documentos”, disse um executivo sênior da Sukhoi Superjet. “Começamos a canibalizar alguns aviões, usando partes de alguns mais antigos para manter os novos funcionando.”

Um piloto que cobria regularmente voos de médio alcance para o Reino Unido e outros destinos europeus para sua companhia aérea escreveu que a situação estava “complicada”, acrescentando que sentia que sua empresa estava ignorando as preocupações de segurança levantadas pelos pilotos regularmente.

“A solução é importar paralelamente ou o governo terá que construir aviões russos rapidamente”, disse o gerente da Sukhoi. “Dou um ano à indústria da aviação russa se nada mudar.”

Maxim Pyrkov, piloto da Nordwind Airlines da Rússia, postou uma foto do aeroporto Sheremetyevo, em Moscou, mostrando os 777s recentemente alugados da empresa estacionados na pista “aguardando tempos melhores, se vierem, é claro”.

Ele escreveu: “De acordo com minhas informações, algumas companhias aéreas [russas] em seus estoques têm rodas suficientes para mais um mês no máximo. Parece que teremos que procurar alguma forma de entrar no mercado negro de peças de reposição. Oi chinês! Por aqui!”

FONTE: The Guardian

wpDiscuz