Sukhoi Su-35

Em 1º de junho, fontes russas compartilharam um vídeo nas mídias sociais mostrando um caça Su-35S das Forças Aeroespaciais Russas (VKS) enfrentando aviões de combate ucranianos sobre o oblast de Kharkov.

No vídeo, o caça russo lança três mísseis ar-ar R-77-1 além do alcance visual (BVR) nos aviões de guerra ucranianos de uma distância de mais de 70 quilômetros sobre Kharkov ocidental, em seguida, manobra para fora da região.

O R-77-1, desenvolvido pela Vympel, tem alcance máximo de até 110 quilômetros. O míssil utiliza um sistema de navegação inercial com atualização no meio do curso. Para orientação terminal, o míssil está equipado com o avançado buscador de radar ativo 9B-1248. O míssil tem um modo de “disparar e esquecer”.

O míssil BVR de longo alcance completou o teste em 2013 e entrou em serviço com a VKS em 2015. Foi posteriormente empregado por caças Su-35S na Síria em patrulhas aéreas de combate.

Míssil R-77-1

O R-77-1 é o principal armamento ar-ar do Su-35S e outros aviões de combate da VKS que participam da “operação militar especial” russa na Ucrânia.

O Ministério da Defesa russo relatou vários “kills” ar-ar por aviões de combate da VKS desde o início da operação. No entanto, o ministério ainda não forneceu nenhuma informação sobre o desempenho do R-77-1 e outros mísseis ar-ar russos.

A Força Aérea Ucraniana ainda está ativa, principalmente graças ao apoio dos estados da OTAN da Europa Oriental e à dispersão de aeródromos na Ucrânia. No entanto, a eficácia das operações aéreas ucranianas permanece em grande parte sem ser sentida.

A VKS continua a ser o poder aéreo dominante sobre a Ucrânia. Aviões de combate russos realizam dezenas de ataques aéreos às forças de Kiev diariamente sem serem seriamente desafiados pelas defesas aéreas ou aviões de combate ucranianos.

FONTE: South Front

wpDiscuz