Biden planeja vender MQ-1C Grey Eagle para a Ucrânia
O Grey Eagle é maior e mais capaz que qualquer outro drone empregado pela Ucrânia até agora, podendo transportar quatro mísseis Hellfire
Os EUA deverão vender quatro drones MQ-1C Grey Eagle fabricados pela General Atomics para a Ucrânia, disseram fontes à agência Reuters. Os drones podem ser armados com mísseis Hellfire.
O governo planeja notificar o Congresso da venda nos próximos dias e fazer um anúncio público depois.
Um porta-voz do Departamento de Estado não contestou diretamente o relatório, mas disse ao The Hill que “por uma questão de política, não confirmamos ou comentamos publicamente sobre as transferências de defesa propostas até que sejam formalmente notificadas ao Congresso”.
O porta-voz acrescentou que “à medida que o conflito está mudando e a defesa da Ucrânia precisa mudar, também o nosso apoio à defesa da Ucrânia”.
“Continuamos a consultar de perto nossos parceiros ucranianos para garantir que a assistência militar dos EUA esteja se adaptando conforme necessário para fornecer as capacidades críticas para a luta de hoje, como o anúncio desta semana de planos para transferir sistemas de lançamento múltiplo de foguetes”, acrescentaram.
O Pentágono não comentou o relatório.
O Grey Eagle é maior do que os drones que a Ucrânia tem usado para impedir a invasão da Rússia até agora. A aeronave não tripulada de 28 pés pode voar por mais de 27 horas e transportar até quatro mísseis Hellfire.
O relatório vem no momento em que o governo sinaliza que está disposto a enviar à Ucrânia armamento mais avançado sem entrar diretamente em conflito com a Rússia.
A Casa Branca anunciou na quarta-feira que enviaria à Ucrânia quatro sistemas de foguetes de artilharia de alta mobilidade M142 como parte de um pacote de armas de US $ 700 milhões. A administração enfatizou, no entanto, que os sistemas não seriam usados para atingir o território russo.
FONTE: The Hill
VER TAMBÉM: Suécia enviará mísseis RB-17 e fuzis automáticos para a Ucrânia