30 aeronaves militares chinesas invadem ADIZ de Taiwan na chegada de senador dos EUA

32

Caças J-11 da PLAAF

MND relata 2ª maior incursão na ADIZ por aeronaves militares chinesas este ano

TAIPEI — O Ministério da Defesa Nacional de Taiwan (MND) informa que 30 aeronaves militares chinesas violaram a zona de identificação de defesa aérea de Taiwan (ADIZ) na segunda-feira (30 de maio), no mesmo dia em que a senadora norte-americana Tammy Duckworth e sua delegação chegaram ao país.

O MND anunciou na noite de segunda-feira a segunda maior incursão de um dia por aeronaves da Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF) registrada este ano. As aeronaves incluíram oito caças Shenyang J-11, seis caças Shenyang J-16, quatro caças Chengdu J-10, dois caças Sukhoi Su-35, dois caças Sukhoi Su-30, um Shaanxi Y-8 de guerra antissubmarino, um avião de guerra eletrônica Shaanxi Y-8, quatro aviões de observação de inteligência eletrônica Shaanxi Y-8 e duas aeronaves de controle e alerta antecipado KJ-500.

Todas as aeronaves da PLAAF voaram no canto sudoeste da ADIZ, a nordeste das Ilhas Dongsha. O MND disse que respondeu enviando aeronaves de patrulha de combate, emitindo alertas de rádio e desdobrando sistemas de mísseis de defesa aérea.

A súbita onda de aviões de combate chineses ocorreu no mesmo dia em que Duckworth chegou para uma visita surpresa de três dias a Taiwan. Durante sua visita, Duckworth está programada para se reunir com a presidente Tsai Ing-wen, o primeiro-ministro Su Tseng-chang, o ministro da Economia Wang Mei-hua e o ministro das Relações Exteriores Joseph Wu (MOFA).

Também foram detectadas 39 aeronaves militares da PLAAF na ADIZ em 23 de janeiro deste ano, o maior número registrado em um dia deste ano e empatado com o segundo maior da história com uma incursão de 39 aeronaves em 2 de outubro de 2021.

O recorde para a maioria das aeronaves militares chinesas vistas na zona em um único dia foi de 56 em 4 de outubro de 2021.

FONTE: Taiwan News

wpDiscuz