As fantásticas missões de apoio aéreo aos combatentes ucranianos cercados em Mariupol

Tripulações de helicópteros ucranianos voaram direto para o coração dos combates na cidade portuária ocupada de Mariupol. Realizando missões em pares (e em uma oportunidade com quatro aeronaves) as tripulações de helicópteros ucranianos Mil Mi-8 Hip enfrentaram a densa defesa aérea russa e aeronaves inimigas concentradas em Mariupol e entorno para entregar suprimentos desesperadamente necessários e novas tropas para os defensores da usina siderúrgica Azovstal sitiada.

Do total de 16 helicópteros envolvidos, dois foram destruídos, segundo o general brigadeiro Kyrylo Budanov, chefe da Inteligência da Ucrânia. Outro helicóptero foi destruído ao resgatar um dos Hips caídos.

“A operação especial foi planejada e realizada pela Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia”, disse Budanov, oferecendo detalhes não relatados anteriormente dessas missões perigosas.

Por quase três meses, as forças ucranianas se entrincheiraram na extensa usina siderúrgica, cercada e constantemente bombardeada por forças russas. Mas, à medida que seus estoques de alimentos, água, suprimentos médicos e munições se esgotavam, e o número de feridos graves aumentava, também aumentava o desespero dos pedidos de ajuda.

Foram sete missões no total, disse Budanov. Ele não deu detalhes sobre quando eles aconteceram.

Os Mi-8 forneceram às tropas de Avostal armas, munições, remédios, alimentos e 72 combatentes adicionais do Regimento Azov, a unidade que defende a planta.

“Todas as entregas foram bem-sucedidas”, disse Budanov. Mas nas 5ª e 7ª missões, dois helicópteros foram abatidos. Um terceiro helicóptero que vinha em socorro de um deles também foi destruído, disse Budanov.

Ele não forneceu números de vítimas.

Durante um discurso na semana passada em que ele pediu a construção de um novo jato de carga An-225, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, referiu a bravura dessas tripulações de helicóptero.

“Quantos pilotos deram a vida para trazer tudo para lá, de armas a água. E quantos feridos levaram de lá. Um grande número dessas pessoas morreu heroicamente”, disse Zelensky. “Construir um Mriya por causa da memória dos heróis é a posição correta do estado.”

Em 31 de março, a TV chinesa transmitiu imagens de um Mi-8 ucraniano caído perto de Mariupol. Não está claro se este foi um dos helicópteros envolvidos nos esforços de reabastecimento.

Os militares da Ucrânia “repetidamente entregaram munição, comunicações e remédios em Mariupol”, disse o vice-chefe da Diretoria Operacional Principal do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia, Oleksiy Hromov.

Mas essas entregas, disse ele, “foram possíveis até que a informação sobre a ajuda fosse divulgada. Como resultado, o inimigo tomou medidas para fortalecer o sistema de defesa aérea, o que dificultou a realização de tais ações e levou à perda de pessoal e helicópteros que evacuaram os feridos.”

O Regimento Azov finalmente se rendeu na semana passada. Mas mesmo em 9 de maio, os defensores do lado de dentro estavam pedindo ajuda externa.

“Precisamos que o governo ucraniano ataque os territórios ocupados em nossa direção”, disse Bohdan Krotevych, major da Guarda Nacional da Ucrânia e chefe de gabinete do Regimento Azov. “Precisamos de assistência militar do mundo e da abertura de uma frente adicional contra a Rússia.”

Embora Budanov tenha dito que as sete missões de helicóptero forneceram assistência com sucesso, isso não foi suficiente para evitar a eventual aquisição russa da usina, a última fonte de resistência no importante porto marítimo de Mariupol.

Ainda assim, resistindo por tanto tempo, os defensores do Azovstal, de acordo com o Pentágono, conseguiram a certa altura deter até 12 BTGs russos, forças que poderiam ter sido usadas em outros lugares. Sem as missões de reabastecimento de helicópteros, é possível que o cerco tivesse terminado mais cedo.

Na semana passada, a Rússia anunciou que o último desses defensores foi retirado de Azovstal, para locais ocupados em Donbas. O destino de Bohdan Krotevych é desconhecido.

FONTE:The Drive

wpDiscuz