Aeronaves se exibiam na base francesa de Cognac e pilotos conseguiram pousar os  caças em segurança, apesar dos danos

O site Aerotime Hub noticiou que dois caças Rafale colidiram em pleno ar durante uma exibição aérea neste domingo, 22 de maio, durante o show aéreo de Cognac, no sudoeste da França.

Segundo o coronel Nivolas Lyautey, comandante da Base Aérea 709 Cognac-Châteaubernard, onde ocorria o show aéreo, “durante sua apresentação tática, dois Rafales da 30ª Ala Aérea se tocaram em voo.” O comandante da base acrescentou que “um perdeu um pedaço de sua cauda, que na queda danificou o telhado de uma casa”.

Os dois pilotos conseguiram pousar seus caças e não foram reportados ferimentos. O birô de investigação de segurança aeronáutica da França (BEA-E) abriu uma investigação para apurar as causas do incidente.

O site Aerotime divulgou imagens publicadas no Twitter mostrando um dos aviões, o líder, com o topo arrancado de sua superfície vertical da cauda. Ali são instalados diversos sensores da suíte eletrônica Spectra, incluindo o sistema de detecção de lançamento de mísseis. O pedaço da cauda do caça foi recuperado na vila de Gensac-la-Pallue, 9 km a Leste de Cognac.

Outras imagens também divulgadas no Twitter mostram danos na ponta da asa esquerda da aeronave líder, onde fica o trilho lançador de mísseis. Já o Rafale que se apresentava como ala aparece com o canard direito danificado, ainda que a Força Aérea Francesa não tenha confirmado esse dano.

Os dois aviões, ainda segundo o site Aerotime, pertencem à equipe de exibição tática Vautour Bravo, da 30ª Ala de Caça, que há pouco ganhou o prêmio Silver Tiger de melhor exibição  aérea no Tiger Meet 2022 da OTAN, realizado na Grécia (imagem de abertura da matéria, disponibilizada pela OTAN).

wpDiscuz