45 anos do primeiro voo do caça Sukhoi Su-27
O Sukhoi Su-27 (designação da OTAN: Flanker) é um caça supermanobrável bimotor de origem soviética projetado pela Sukhoi.
Ele foi concebido como um concorrente direto para os grandes caças de quarta geração dos Estados Unidos, como o Grumman F-14 Tomcat e o McDonnell Douglas F-15 Eagle, com alcance de 3.530 quilômetros (1.910 milhas náuticas), aviônicos sofisticados e alta manobrabilidade.
O Su-27 foi projetado para missões de superioridade aérea, e variantes subsequentes são capazes de realizar quase todas as operações de guerra aérea. Ele foi projetado com o Mikoyan MiG-29 como seu complemento.
O Su-27 entrou em serviço com as Forças Aéreas Soviéticas em 1985. O papel principal era a defesa aérea de longo alcance contra os bombardeiros americanos SAC Rockwell B-1B Lancer e Boeing B-52G/ Stratofortress, protegendo a costa soviética contra porta-aviões e fazendo voos longos de escolta para bombardeiros pesados soviéticos como o Tupolev Tu-95, Tupolev Tu-22M e Tupolev Tu-160.
O Su-27 foi desenvolvido em uma família de aeronaves; estes incluem o Su-30, um caça de biposto e dupla função para missões de interdição profunda para todos os climas, ar-ar e ar-superfície, e o Su-33, um interceptador de defesa da frota naval para uso em porta-aviões.
Outras versões incluem a variante de ataque/caça-bombardeiro Su-34 de dois lugares lado a lado e o Su-35 com superioridade aérea aprimorada e caça multifuncional. O Shenyang J-11 é uma versão licenciada chinesa do Su-27.
O Su-27 teve o primeiro sistema de controle fly-by-wire operacional da União Soviética, baseado na experiência do Sukhoi OKB com o projeto do bombardeiro T-4. Combinado com carga alar relativamente baixa e poderosos controles básicos de voo, tornou-se uma aeronave excepcionalmente ágil, controlável mesmo em velocidades muito baixas e alto ângulo de ataque. Em shows aéreos, a aeronave demonstrou sua manobrabilidade com a manobra Pugachev Cobra ou desaceleração dinâmica.
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