133ª Ala de Transporte Aéreo da USAF recebe o primeiro C-130 com hélices de oito pás
SAINT PAUL, Minn.: A 133ª Ala de Transporte Aéreo (133rd Airlift Wing) recebeu seu primeiro C-130 Hercules atualizado com hélices de oito pás em 11 de maio de 2022.
A 133ª Ala de Transporte Aéreo atualmente voa com oito aeronaves modelo C-130H3 Hercules saindo do Aeroporto Internacional de Minneapolis St. Paul. No ano passado, a Ala lançou um processo de modernização em três fases, introduzindo o sistema de controle eletrônico da hélice (EPCS).
A ala está atualmente na segunda fase do processo de modernização, que inclui a transição dos C-130s de hélices de quatro pás para hélices de oito pás. As hélices de oito pás fornecerão mais potência e eficiência, reduzindo a manutenção. Devido ao aumento do empuxo para decolagem e subida, eles também são úteis em clima frio e operações árticas. A conclusão desta fase está prevista para terminar em setembro de 2023.
A terceira fase introduzirá um motor turbo T56 3.5 e começará no outono de 2023.
“A modernização é uma das prioridades organizacionais da Guarda Nacional de Minnesota. Esta atualização da aeronave reforça nossa capacidade de proteger nosso estado e nação”, disse o coronel da Força Aérea dos EUA James Cleet, 133º comandante da ala de transporte aéreo.
“A modernização garante que tenhamos as forças, infraestrutura, espaços de treinamento e sistemas certos para nossas missões atuais e futuras”, disse Cleet. “À medida que nossos desafios e adversários mudam, exigimos forças, equipamentos e treinamento para garantir nossa segurança nacional”.
O C-130 é um avião de carga lendário conhecido por suas habilidades táticas; ele pode operar a partir de faixas de terra ásperas e é o principal transporte para o lançamento de tropas, equipamentos e ajuda em áreas hostis e para fornecer evacuações médicas. Em Minnesota, o C-130 Hercules é frequentemente usado para auxiliar em desastres naturais e emergências estaduais.
Nos últimos 51 anos, a Ala voou três modelos diferentes da aeronave C-130. O modelo atual, o C-130H3 Hercules, está na 133ª Ala de Transporte Aéreo desde 1996. Desde que a Ala começou a voar o C-130 em 1971, as tripulações registraram mais de 213.000 horas de voo. Para colocar isso em perspectiva, seriam 27 anos voando sem parar.
A 133ª Ala de Transporte Aéreo é uma das duas alas da Guarda Nacional Aérea de Minnesota. Eles têm uma herança orgulhosa como o primeiro esquadrão de aviação reconhecido pelo governo federal nos Estados Unidos. Em janeiro de 2021, a 133ª Ala de Transporte Aéreo celebrou seu 100º aniversário.
FONTE: USAF