Helicópteros da Ucrânia teriam atacado cidade russa na fronteira, afirma governador russo
Imagens eventualmente associadas ao ataque mostram o que seria a silhueta de dois Mil Mi-24 voando muito baixo após as explosões
Helicópteros militares ucranianos realizaram um ataque direcionado a uma instalação de armazenamento de petróleo em solo russo, afirmou o governador da região de Belgorod na sexta-feira (01/04).
“Houve um incêndio no depósito de combustível por causa de um ataque aéreo realizado por dois helicópteros do exército ucraniano, que entraram em território russo a baixa altitude”, informou em um comunicado Vyacheslav Gladkov, governador da região de Belgorod, que faz fronteira com o nordeste da Ucrânia.
As autoridades ucranianas não confirmaram o suposto ataque.
O Kremlin disse que o ataque aéreo ucraniano relatado impedirá futuras negociações de paz.
“É claro que isso não é algo que possa ser percebido como criando condições confortáveis para a continuação das negociações”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres.
Oito tanques estão agora em chamas no depósito na cidade de Belgorod, disse o Ministério de Situações de Emergência à Interfax. Cerca de 200 bombeiros foram mobilizados para o local.
Dois funcionários do depósito de petróleo sofreram ferimentos sem risco de vida, disse Gladkov. Nenhuma morte foi relatada.
A Rosneft, proprietária da instalação, disse às agências de notícias russas que retirou sua equipe das instalações.
O prefeito de Belgorod, Anton Ivanov, disse que as pessoas cujas casas estão perto da instalação foram evacuadas para a Arena de Belgorod até que o fogo seja extinto.
“Dois helicópteros sobrevoaram nossas casas. Então ouvi explosões”, escreveu a moradora local Elena Tishina na rede social VKontakte na sexta-feira.
“Ouvi distintamente o som de foguetes. Depois disso, houve uma explosão nos tanques. Eu morava em Novosadovo, então ouvi e vi tudo”, escreveu a moradora Natalia Muravyova em um post do VK.
“Passei com meu cachorro esta manhã e vi um helicóptero no céu. Um minuto se passou e então ouvi três estrondos e vi fumaça preta”, escreveu Dmitri Hmilevsky.
Na quarta-feira, explosões puderam ser ouvidas de um depósito de armas em Belgorod, mas as autoridades não forneceram nenhuma explicação para as explosões.
Belgorod fica a cerca de 80 quilômetros da cidade ucraniana de Kharkiv, que está sob forte bombardeio russo desde que Moscou lançou sua guerra contra a Ucrânia em 24 de fevereiro.
FONTE: The Moscow Times