Comandante da OTAN aumenta previsão para 550 caças F-35 na Europa até 2030
Os F-35 na Europa Oriental têm realizado algumas missões “elegantes” de inteligência, vigilância e reconhecimento como parte da resposta da OTAN à invasão da Ucrânia pela Rússia, disse o chefe do Comando Europeu dos EUA aos legisladores em 30 de março – e ele espera que a presença do caça no continente se expanda dramaticamente até o final da década, superando as previsões anteriores.
O general da Força Aérea Tod D. Wolters, que também atua como Comandante Supremo Aliado da OTAN na Europa, acrescentou aos membros do Comitê de Serviços Armados da Câmara que a entrega de mais F-35s à Europa, seja como parte da Força Aérea dos EUA ou para outros nações, é “crítico”.
“Eles proporcionarão uma tremenda melhoria em nossa capacidade estratégica, em indicações e alertas, comando e controle e comando de missão, como já demonstrado pelos F-35 dos EUA que estão contribuindo na missão de segurança e dissuasão neste momento”, disse Wolters.
Em meados de fevereiro, pouco antes do início do ataque da Rússia à Ucrânia, os EUA enviaram F-35s da Base Aérea de Hill, Utah, para a Base Aérea de Spangdahlem, Alemanha, para melhorar a postura de defesa da OTAN. Esses jatos foram posteriormente enviados para a Romênia e a Polônia para reforçar o flanco leste, chegando em 24 de fevereiro.
Na época, as Forças Aéreas dos EUA na Europa disseram que seis dos caças de quinta geração estavam sendo desdobrados. Mais de um mês depois, Wolters disse ao Congresso que quatro ainda estão sendo usados na região, com grande efeito.
“Os F-35A dos EUA, os quatro que temos agora, estão em uso e têm sido muito eficazes em algumas atividades elegantes de ISR. E isso apenas nos revela quanta capacidade maior teremos quando colocarmos nossa frota completa a bordo”, disse Wolters.
A USAF desdobrou mais F-15 e F-16 para a Europa Oriental durante esta crise, mas o desempenho dos F-35 está sendo observado de perto por muitos — o Sen. Jack Reed (D-R.I.), presidente do Comitê de Serviços Armados do Senado, disse que seu sucesso pode contribuir muito para aumentar sua confiança no programa.
Wolters recusou mais discussões sobre a importância das capacidades do F-35 na Europa para um cenário secreto em 30 de março, mas parece cada vez mais provável que o caça desempenhe um papel fundamental na defesa futura do continente.
Em junho de 2021, Wolters previu durante uma discussão do Conselho do Atlântico que, até 2030, poderia haver 450 F-35s na Europa. Desde então, a Finlândia e a Alemanha disseram que também comprarão o caça, juntando-se aos EUA, Bélgica, Dinamarca, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Reino Unido e Suíça como nações e parceiros europeus que começaram a colocar em campo o F-35 ou tem planos de fazê-lo.
A resposta à agressão russa ajudou a impulsionar essa demanda, e Wolters disse ao HASC que estava aumentando sua previsão.
“A disposição das nações da OTAN em relação ao F-35 está crescendo dramaticamente”, disse Wolters. “E nossa esperança é que tenhamos 100 no continente agora e prevemos em 2030, crescendo para 550, e essa é uma boa frota.”
Questão sobre o MiG-29 levantada novamente
Enquanto Wolters elogiava as capacidades que o F-35 foi capaz de oferecer durante a recente crise, ele parecia menos otimista quando se tratava de uma questão que vários representantes levantaram – a transferência de MiG-29 soviéticos da Polônia para a Ucrânia, usando os EUA como intermediário.
A ideia, apresentada pela Polônia há várias semanas, foi rapidamente derrubada pelo Pentágono, que disse não considerar a proposta “sustentável”.
Desde então, no entanto, um grupo bipartidário de legisladores pressionou pela transferência, que a Ucrânia pediu.
A questão foi levantada mais uma vez por republicanos e democratas no painel do Congresso, e Wolters reiterou que seu melhor conselho militar foi para os EUA não enviarem jatos para a Ucrânia.
“Isso remonta à eficácia da missão militar ponderada contra o erro de cálculo estratégico, para garantir que você leve em consideração a proteção dos cidadãos da Ucrânia, bem como os cidadãos da periferia. Portanto, todas essas variáveis precisam entrar em jogo”, disse Wolters.
FONTE: Air Force Magazine