Força Aérea dos EUA quer enviar 33 caças F-22 Raptor para o ‘cemitério de aviões’

149

F-22 Raptor

A USAF planeja aposentar quase três dúzias de caças F-22 da Tyndall Air Force Base no ano fiscal de 2023, encerrando os planos provisórios de transferi-los para a Virgínia.

Os Raptors estão voando da Eglin AFB, na Flórida, desde que um furacão destruiu Tyndall em outubro de 2018.

As autoridades querem desativar 33 dos F-22 mais antigos do serviço e usar esse dinheiro para pesquisar projetos de jatos de combate de ponta no programa “Next-Generation Air Dominance”. Se o Congresso aprovar a ideia, os aviões, exceto três Raptors do Bloco 20, serão enviados para o “boneyard” na Base Aérea Davis-Monthan em Tucson, Arizona, reduzindo a frota geral de 186 para 153 caças.

É muito caro atualizar os jatos furtivos de seu status habitual de aviões de treinamento para que possam resistir em combate, disse o general James Peccia, vice-secretário de orçamento adjunto da USAF. Esse investimento custaria US$ 1,8 bilhão ao longo de oito anos, o que a Força Aérea acredita ser dinheiro mais bem gasto na atualização dos F-22 mais novos com sensores mais avançados e na melhoria do F-35A Lightning II.

“Vamos pegar jatos operacionais e usá-los para treinamento, mas também podemos levá-los e usá-los na luta”, disse Peccia a repórteres em 25 de março. “Estamos realmente usando cada dólar da maneira mais inteligente possível em nosso portfólio de caças quando estamos tentando modernizar esse portfólio.”

FONTE: Defense News

wpDiscuz