A Força Aérea da Coreia do Sul realizou um treinamento de “elephant walk” com 28 caças F-35A em 25 de março, um dia após a Coreia do Norte testar um míssil balístico intercontinental Hwasong-17.

O Ministério da Defesa de Seul disse na sexta-feira que o ministro da Defesa Suh Wook supervisionou um treinamento de formação de “elephant walk” na sexta-feira em uma base aérea não especificada.

No exercício, aeronaves militares totalmente armadas taxiam em formação próxima logo antes da decolagem, um método frequentemente usado em emergências que precisam de muitas aeronaves para decolar de uma só vez.

Suh estava no local supervisionando e monitorando o exercício, que visava verificar a prontidão militar da Coreia do Sul à luz da recente série de provocações do Norte, incluindo o teste de lançamento de um novo ICBM no dia anterior.

O exercício marcou a primeira grande demonstração de poder militar sob a administração de Moon Jae-in.

O treinamento marcou a primeira grande mobilização dos caças furtivos depois que a Força Aérea concluiu a implantação de 40 F-35As em janeiro.

O treinamento faz parte dos esforços para destacar as capacidades de dissuasão da Coreia do Sul depois que Pyongyang testou o que afirma ser o ICBM Hwasong-17 na quinta-feira em sua 12ª demonstração de força conhecida este ano.

Logo após o lançamento do míssil, as forças armadas da Coreia do Sul também realizaram um exercício conjunto de tiro real envolvendo mísseis-chave, como um míssil terra-terra Hyunmoo-2 e duas armas ar-terra JDAM.


FONTE: Yonhap / FOTOS: ROKAF

LEIA TAMBÉM:

Coreia do Norte confirma teste de míssil balístico intercontinental

NORTHCOM: EUA precisam de novo interceptador de mísseis balísticos até 2028 para manter o passo com a Coreia do Norte

wpDiscuz