Consórcio conclui Conceito de Operações de mobilidade aérea urbana para a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido

0

Londres, 22 de março de 2022 – A Eve UAM, LLC (“Eve”), uma empresa da Embraer S.A. (“Embraer”), anunciou a conclusão do Conceito de Operações (CONOPS) para a integração do espaço aéreo para a Mobilidade Aérea Urbana (UAM) no Reino Unido.

Liderado pela Eve, o Consórcio de Mobilidade Aérea é formado por empresas globais com experiência em aviação, como a NATS, Aeroporto de Heathrow, Aeroporto London City, Skyports, Atech, Volocopter e Vertical Aerospace, que desenvolveram o projeto em parceria com o hub de Inovação da Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA) por meio do “sandbox”, um ambiente regulatório experimental.

A iniciativa da CAA oferece às organizações ou consórcios a oportunidade de testar e selecionar a viabilidade de suas soluções inovadoras, ao mesmo tempo em que ajuda o regulador a moldar futuras normas de acordo com essas novas tecnologias e conceitos. Em janeiro de 2021, o Consórcio de Mobilidade Aérea do Reino Unido foi selecionado pela CAA para participar do Sandbox: Future Air Mobility Challenge. O objetivo foi desenvolver uma estrutura estratégica para definir projetos, procedimentos e infraestrutura do espaço aéreo de baixo nível e integrar, com segurança, novos tipos de operações de UAM em todo o território do Reino Unido.

O primeiro marco importante do projeto foi a compilação de um estudo de referência descrevendo os principais desafios regulatórios para viabilizar operações de mobilidade aérea urbana de emissão zero com segurança, eficiência e de forma escalonável, que gerou o documento Civil Aviation Publication 2272. O consórcio usou esse estudo de referência para identificar em quais áreas focar, de modo a garantir que os conceitos propostos considerem os critérios previamente alinhados com o regulador.

O CONOPS foi desenvolvido como um estudo de caso centrado em Londres, transportando passageiros dentro de uma rede de vertiportos do Aeroporto de Heathrow (LHR) para o Aeroporto London City (LCY). O consórcio seguiu um processo rigoroso para desenvolver os conceitos, incluindo revisões interativas do hub de Inovação da CAA e uma ampla gama de especialistas no assunto, incorporando seus comentários ao documento final. Também aproveitou dados quantitativos derivados de simulações de modelagem computacional para apoiar seus conceitos propostos, bem como uma série de atividades de engajamento de partes interessadas para entender melhor as preocupações e necessidades destes públicos relacionadas às operações de UAM.

Frederic Laugere, líder de Serviços de Inovação da CAA do Reino Unido, disse: “A infraestrutura necessária para apoiar a futura implementação da Mobilidade Aérea Urbana será significativa e um elemento-chave para o sucesso deste novo setor. Os detalhes significativos neste relatório e seu cenário do mundo real significam que ele abre o caminho para tornar a mobilidade aérea urbana uma realidade.”

“Este CONOPS se concentra inicialmente nas soluções necessárias para enfrentar os desafios de curto prazo que possam impactar as operações comerciais iniciais. O estudo de Londres e o Conceito de Operação fornecem um exemplo tangível para a autoridade aeronáutica britânica entender melhor os objetivos da mobilidade aérea urbana e apoiar o desenvolvimento de regulamentações futuras. Nosso trabalho também indica o quão próspero será o mercado de voos de eVTOL no Reino Unido no futuro”, disse Andre Stein, co-CEO da Eve.

Siga Eve e Embraer no Twitter @Eveairmobility e @Embraer.

Leia sobre o CONOPS do Reino Unido clicando aqui.

Visite www.ukairmobility.com para fornecer comentários na seção Fale Conosco.

Sobre a Eve Air Mobility

A Eve é uma nova empresa independente dedicada a acelerar o ecossistema da Mobilidade Aérea Urbana (UAM, na sigla em inglês). Beneficiando-se de uma mentalidade de start-up, respaldada pela história de mais de 50 anos de expertise aeroespacial da Embraer, seu foco singular adota uma abordagem ampla para a indústria de UAM, oferecendo um ecossistema holístico. Sua aeronave elétrica avançada (EVA), aliada a uma rede global abrangente de serviços e suporte, e uma solução única de gerenciamento de tráfego aéreo fazem da empresa uma concorrente forte na indústria. A Eve é a primeira empresa a se formar na EmbraerX. Para obter mais informações, visite www.eveairmobility.com.

Sobre a Embraer

Uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer tem negócios em aviação Comercial e Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, prestando serviços e suporte aos clientes no pós-venda. Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano. A Embraer é o principal fabricante de jatos comerciais com até 150 assentos e o principal exportador de bens de alto valor agregado no Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

Sobre NATS

A NATS é a principal organização de serviços de navegação aérea do Reino Unido que fornece, sob licença, serviços de gerenciamento de tráfego aéreo em rota sobre o Reino Unido e o leste do Atlântico Norte a partir de centros em Swanwick, Hampshire e Prestwick, Ayrshire. Também somos contratados para fornecer serviços de controle de tráfego aéreo em muitos dos principais aeroportos do Reino Unido (13 campos aéreos civis e sete militares) e operamos em mais de 30 países ao redor do mundo.

Sobre o Aeroporto de Heathrow

Heathrow é o único aeroporto central do Reino Unido e um dos principais centros de aviação internacional do mundo. O aeroporto é o maior ponto de carga da Grã-Bretanha, ajudando a impulsionar o crescimento do comércio britânico e auxiliando o país na luta contra o COVID-19. O objetivo de Heathrow é fornecer aos passageiros o melhor serviço aeroportuário do mundo, e estamos muito satisfeitos por termos sido eleitos um dos dez melhores aeroportos do mundo no Skytrax Awards 2021.

Sobre London City Airport

O London City Airport é o aeroporto mais central da cidade, na Royal Docks de Londres, uma área de rápida regeneração e investimento, a apenas 8km da cidade de Londres e perto de East London, área dinâmica e em rápido crescimento. O aeroporto está focado em sua recuperação e, mais uma vez, atua como um centro de transporte crítico para destinos no Reino Unido e na Europa. Em sua essência, o aeroporto aspira ajudar a melhorar Londres e espera recuperar o número de passageiros de 2019 em meados desta década, ao mesmo tempo em que leva adiante projetos ambiciosos e transformadores em toda a sua operação. O aeroporto é mundialmente conhecido por ser um dos aeroportos mais rápidos, convenientes e inovadores do mundo. Em 2022, espera oferecer conexões para mais de 30 destinos.

Sobre Skyports

A Skyports é a principal facilitadora de mobilidade aérea avançada (AAM) e fornece a ligação crítica entre o solo e o céu. A empresa projeta, constrói e opera infraestrutura de decolagem e pouso para táxis aéreos e faz parceria com fabricantes de veículos de carga e decolagem vertical elétrica de classe mundial (eVTOL) de passageiros e cargas em todo o mundo para viabilizar voos seguros, sustentáveis e eficientes operações em ambientes urbanos e suburbanos. A Skyports também opera drones como serviço, o que já está provando a viabilidade das melhores tecnologias de sistemas não tripulados da empresa nos setores médico, de comércio eletrônico, marítimo e logístico. Com sede em Londres, no Reino Unido, a Skyports conta com projetos operando em vários continentes, incluindo Ásia, África, Austrália, Europa, Oriente Médio e América do Norte. Dentre os investidores da Skyports estão Deutsche Bahn Digital Ventures, Groupe ADP, Irelandia Aviation e Levitate Capital. Saiba mais em: www.skyports.net.

Sobre a Atech

Reconhecida como “System House” brasileira, a Atech é uma subsidiária do Grupo Embraer e sempre se pautou pela inovação para ajudar a transformar o País. Com expertise única em engenharia de sistemas e tecnologias de consciência situacional e suporte à tomada de decisão, a Atech atua no desenvolvimento de soluções inovadoras com aplicações nas áreas de tráfego aéreo, sistemas de comando e controle, segurança cibernética, conexões inteligentes, sistemas de instrumentação e controle, sistemas embarcados, simuladores e logística. Mais informações em www.atech.com.br

Sobre a Volocopter

Volocopter leva a mobilidade aérea urbana (UAM) para megacidades em todo o mundo. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas nas cidades, oferecendo um novo modo de transporte. Para isso, criamos ecossistemas UAM sustentáveis ​​e escaláveis ​​com parceiros em infraestrutura e operações. A família de aeronaves eVTOL da Volocopter oferecerá aos passageiros (VoloCity e VoloConnect) e mercadorias (VoloDrone) conexões rápidas, seguras e sem emissões para seus destinos, apoiadas pelo VoloIQ, a plataforma de software do ecossistema UAM que serve como backbone digital para segurança e eficiência das operações. Como pioneira na indústria de UAM, a Volocopter lançará serviços comerciais nos próximos anos. Fundada em 2011, a empresa emprega mais de 500 pessoas na Alemanha e Cingapura, completou mais de mil voos de teste públicos e privados bem-sucedidos e levantou US$ 579 milhões em patrimônio de investidores, incluindo Geely, WP Investment, Mercedes-Benz Group, Intel Capital, e Black Rock. www.volocopter. com.

Sobre Vertical Aerospace

A Vertical Aerospace é pioneira na aviação elétrica. A empresa foi fundada em 2016 por Stephen Fitzpatrick, empresário renomado mais conhecido como o fundador do Grupo Ovo, um grupo líder em energia e tecnologia e o maior varejista independente de energia da Europa. Nos últimos cinco anos, a Vertical se concentrou na construção da equipe mais experiente e sênior da indústria de eVTOL, que tem mais de 1.700 anos combinados de experiência em engenharia, além de certificar e dar suporte a mais de 30 aeronaves civis e militares e sistemas de propulsão diferentes. Espera-se que o ecossistema de parceiros de primeira linha da Vertical reduza o risco da execução operacional e que seu caminho para a certificação permita uma estrutura de custos enxuta, além de produção em escala. A Vertical possui uma carteira de pré-encomendas líder de mercado (por valor) para um total de até 1.350 aeronaves da American Airlines, Avolon, Bristow e Iberojet, que incluem opções de pré-venda condicional da Virgin Atlantic e Marubeni e, ao fazê-lo, cria várias rotas potenciais de curto prazo e acionáveis ​​para o mercado. As ações ordinárias da Vertical estão listadas na NYSE em dezembro de 2021 sob o código “EVTL”. Saiba mais: www.vertical-aerospace.com.

DIVULGAÇÃO: Embraer

wpDiscuz