Grécia deve adquirir 36 caças Mirage 2000-9 dos Emirados Árabes Unidos
Segundo o site grego Newpost, a Força Aérea Helênica está prestes a adquirir pelo menos 36 Mirage 2000-9, de um total de 64 atualmente disponíveis para a Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos, sendo 49 da versão EAD/RAD e mais 15 aeronaves de treinamento DAD.
A Grécia assim passaria a operar o Mirage mais moderno do mundo. Estes são os Mirage 2000-9 atualizados que pertencem à Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos e, de acordo com o plano, serão vendidos após os árabes começarem a receber os 80 caças Rafale franceses.
A atitude positiva da França e de Emmanuel Macron parece já ter se transformado em um retumbante “oui” com o presidente francês acendendo a luz “verde” para a venda de aeronaves dos Emirados Árabes Unidos para a Grécia, uma vez que o consentimento do fabricante francês é necessário para vender um sistema de armas francês a um país terceiro.
A questão parece já ter sido discutida ao mais alto nível político, pois o primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis tem excelentes relações com o presidente francês, com quem esteve recentemente.
A decisão de Atenas de adquirir 24 caças Rafale, três fragatas Belharra com opção para mais uma, e a possibilidade em aberto de um acordo de compra de corvetas Gowind – parecem ter desempenhado um papel decisivo no “sim” francês.
Tanto o Egito quanto o Marrocos teriam manifestado interesse nos Mirage 2000-9 dos Emirados Árabes Unidos. No entanto, com Paris demonstrando seu apoio a Atenas em todas as oportunidades, como indicam as declarações de ontem de Macron sobre o papel da OTAN na crise greco-turca de 2020.
São esperados desenvolvimentos no novo “acordo” de grandes armamentos buscado por Atenas e pelo Estado-Maior grego. Segundo informações, altos funcionários dos Emirados Árabes Unidos vão visitar a Grécia. Entre outras coisas, é considerado certo que a questão da aquisição do Mirage 2000-9 pela Força Aérea Grega será colocada na mesa.
A decisão de vender o Mirage 2000-9 foi tomada pelos Emirados quando recentemente firmaram um acordo impressionante com a francesa Dassault para a aquisição de 80 caças Rafale de última geração.
Os primeiros Rafale devem ser recebidos por Abu Dhabi em 2026 e então começaria a concessão do Mirage 2000-9. No entanto, se Atenas conseguir fechar o acordo, espera-se pressionar os árabes para que comecem a receber os primeiros caças mais cedo.
O objetivo é aumentar imediatamente a frota de aeronaves, incluindo em seu arsenal um caça moderno que pode realizar várias missões, primeiro defendendo o Egeu. Para que não “desgaste”, mas ajude tanto o Rafale quanto os Vipers atualizados.
Os Mirages dos Emirados Árabes Unidos foram adquiridos em dois lotesem 1986 e 1998. Os novos já estavam na configuração 2000-9, enquanto os mais antigos foram atualizados. Eles têm grandes capacidades tanto em combate ar-ar quanto em missões de ataque, pois são equipados com o poderoso radar RDY-3 e o pod Sniper.
FONTE: newpost.gr